Em entrevista para o jornalista Duda Garbi, no Youtube, o ex-volante gremista Maicon, ícone de várias conquistas do clube, relembrou alguns episódios vividos com a camisa do Grêmio e foi questionado se a aposentadoria de Jean Pyerre tinha sido uma surpresa.

O 'Capita' era uma das referências do time de Renato Portaluppi no início da carreira do ex-meia e se pronunciou sobre o caso. Maicon revelou na entrevista que tentou orientar JP com a sua experiência adquirida ao longo da carreira, mas que faltou suporte de pessoas próximas fora das quatro linhas ao meia que era tido como uma 'joia' no início da carreira, inclusive com pedido de convocação para a seleção por grandes comentaristas nacionais.

"Não tem ninguém em volta para dar um suporte, colocar ele no caminho. As pessoas não querem falar o que o cara precisa escutar, só o que vai agradar ele. Eles pensam que o Jean vai ficar bravo com eles e não vão poder ser amigos dele, não vão mais nas festa dele ou em churrascos", explicou o capita Maicon.

Extracampo foi prejudicial

O ídolo gremista complementou que quando alguém se torna jogador profissional, todo mundo quer estar por perto. O ex-atleta destaca que desde novo aprendeu com os mais experientes que deveria andar com boas pessoas e ter compromisso.

"Precisa ter discernimento para separar as coisas. Tem o momento de curtir, de tomar cerveja, de ir em uma balada, só que precisa entender que no outro dia vai ter que treinar".

Maicon revelou conversa com Renato para dar chance para Jean Pyerre no time profissional. De acordo com o ex-capitão do Tricolor, o técnico reclamou que Jean só fazia besteira mas abraçou a ideia. "Renato também é um paizão, foi com ele até o limite. Quis ajudar e o Jean começou a jogar muito, até virou titular. Aí o contrato começa a melhorar e a vida muda...", concluiu.

Cria das categorias de base do Grêmio, Jean Pyerre estreou no profissional em agosto de 2017 contra o Botafogo no Engenhão, na derrota por 1x0 pelo brasileirão. De 2017 a 2021 foram 141 jogos pela equipe gaúcha e 22 gols marcados, além de grandes atuações. Em 2022 o jogador foi emprestado ao Avaí, onde atuou por 23 partidas e marcou apenas uma vez. Com problemas psicológicos, o jogador anunciou a aposentadoria no final de 2022.

A instabilidade marcou a carreira do jogador. Com atuações de gala em alguns jogos e aparições sem destaque em outras, o atleta nunca foi consistente a ponto de conseguir se firmar no time titular. Ainda assim, fontes próximas dizem que o jogador pode voltar aos gramados em breve. Jean Pyerre tem apenas 24 anos.