Um dos jogadores mais valorizados da base do Grêmio, o volante Ronald, de 20 anos, deu entrada no processo para obter passaporte polonês. Há expectativa que o documento possa aumentar o interesse europeu pelo gremista.

De acordo com o repórter Kaliel Dorneles, Ronald, campeão Sul-Americano com a Seleção Brasileira Sub-20 e que disputou a Copa do Mundo da categoria, recebeu consultas de clubes da Alemanha, Rússia, Polônia, Portugal e recentemente da Itália.

A obtenção do passaporte europeu seria um facilitador para o atleta, que não seria mais considerado um jogador "extracomunitário" para o Velho Continente. Assim como no Brasil, existe limite de estrangeiros nos clubes europeus.

Apesar de não ter estreado pelo profissional do Grêmio, Ronald tem sido relacionado pelo técnico Renato Portaluppi para os confrontos do Campeonato Brasileiro. Com recorrentes convocações para a seleção Sub-20, o volante está atrás de Mila, outro atleta da base gremista, na corrida por uma vaga no meio de campo do Tricolor.

Seleção Brasileira Sub-20

Ronald é um dos homens de confiança do técnico Ramon Menezes. Mesmo reserva, foi um dos destaques na campanha do título do Sul-Americano, disputado em janeiro e fevereiro deste ano. O volante atuou em nove partidas e marcou dois gols. O gremista foi o principal passador do torneio entre os atletas de linha, conectando 92,21% dos seus passes.

Na Copa do Mundo, competição em que o Brasil foi eliminado nas quartas de final, o jogador entrou em campo em três dos cinco jogos.

Campeonato Brasileiro Sub-20

O jovem de 20 anos é o artilheiro do Tricolor Gaúcho no Campeonato Brasileiro Sub-20, com três gols em quatro jogos disputados e, como foi em todas as categorias, segue como o capitão do time.