A janela de transferências do futebol mundial, principalmente na Europa, está se movimentando de forma frenética. E, algumas movimentações do mercado podem trazer consequências positivas ao Grêmio, que necessita de recursos para melhorar seu cenário financeiro.

Uma negociação em específico pode trazer valores aos cofres do Grêmio: Trata-se da ida do lateral-esquerdo Alex Telles ao Al-Nassr, da Arábia Saudita. O jogador de 30 anos ainda pertence ao Manchester United, da Inglaterra, mas deve ser anunciado a qualquer momento por seu novo clube.

Dentro disso, o tricolor receberá uma quantia graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA, ferramenta criada para ajudar financeiramente os clubes através de dinheiro por revelar jogadores. O clube já se beneficiou disso em outras situações, como na transferência envolvendo a ida de Éverton ao Flamengo após deixar o Benfica.

O valor que o Grêmio receberá na ida de Alex Telles ao Al-Nassr

O Grêmio tem direito a receber 0,57% do valor desta negociação. Segundo a informação de Fabrizio Romano, maior jornalista especializado em transferências no mundo, os árabes pagarão a quantia fixa de 4 milhões de libras (R$ 24,8 milhões na cotação atual), além do pagamento de bônus.

Levando em consideração este cálculo, o Grêmio teria direito a aproximadamente R$ 141 mil. A quantia é praticamente irrelevante dentro do que os clubes gastam em qualquer negociação, mas também é importante dizer que este é um valor inesperado.

Alex Telles atuou no Grêmio entre os anos de 2013 e 2014, quando foi negociado com o Galatasaray, da Turquia. Depois disso, teve passagens por Internazionale, Porto, Manchester United e recentemente atuou pelo Sevilla, por empréstimo.

Seu contrato com o Manchester United ia até junho de 2024, mas estava fora dos planos do técnico Erik Ten Hag para a temporada.