A classificação para a semifinal da Copa do Brasil garantiu ao Grêmio mais tranquilidade na temporada e maior capacidade de investimento. Com mais R$9 milhões de premiação nos cofres, o clube agora trabalha de forma mais intensa para aumentar o número de opções para o elenco comandado por Renato Portaluppi.

Uma das posições que o clube analisa nomes é a de volante. As saídas de Lucas Silva e Thiago Santos abriram espaço para que a partir de agora, o tricolor mapeia o mercado, além de receber oferecimento via intermediários e empresários.

Os 2 volantes que foram oferecidos ao Grêmio

Neste cenário, dois jogadores foram indicados ao Grêmio: Nahuel Estévez e Pedro Aquino. O clube analisou a situação de ambos e neste momento, não deve avançar para realizar movimentos concretos. A principal situação que colabora para isso é o fato de reservar sua última vaga de estrangeiros para outras posições.

Pedro Aquino (Santos Laguna-MEX)

Peruano de 28 anos, Pedro Aquino é nome constante na seleção de seu país desde 2016. Foi titular na última vez que o Peru participou da Copa do Mundo, em 2018. O jogador se transferiu recentemente para o Santos Laguna. Sua liberação junto ao América, também do México, custou 2,7 milhões de euros (R$ 14,5 milhões na cotação atual).

Aquino fez carreira no futebol mexicano e se destacou pelo Sporting Cristal. Desde então, passou por Monterrey e León. O jogador já esteve na mira do Grêmio em 2020, mas o tricolor não teve êxito nas tratativas.

Nahuel Estévez (Parma-ITA)

Nahuel Estévez é argentino, de 27 anos, e que atualmente defende o Parma, tradicional clube italiano. Revelado pelo Estudiantes, o jogador teve passagem pelo próprio Estudiantes em 2021, quando atou apenas 2 meses por empréstimo.

Desde então, teve passagens por Spezia e Crotone, até se transferir para o Parma. Na última temporada, pela 2ª divisão do Campeonato Italiano e pelas copas nacionais, fez 41 jogos, marcou 1 gol e deu 3 assistências.

Seu contrato vai até junho de 2026, mas existe possibilidade de liberação por empréstimo. Mesmo assim, o Grêmio não deve transformar o interesse em proposta oficial.