Contratado para ser uma das referências técnicas do Grêmio em 2024, Soteldo segue no centro das atenções do clube, mesmo fora dos gramados. Em recuperação de grave lesão muscular há cerca de um mês, o camisa 7 tricolor é tratado como um trunfo do time para o início da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

Internamente, o clube trabalha para acelerar ao máximo o processo de recuperação para o meia, que assim como Felipe Carballo, ainda necessitará de algumas semanas antes de ser liberado e retornar aos treinamentos com bola. Por isso, todas as etapas da recuperação são trabalhadas com muito cuidado.

Grêmio trabalha para ter Soteldo ainda no Gauchão

O Grêmio ainda nutre a expectativa para que Soteldo possa atuar em uma eventual final do Gauchão. Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Brasil de Pelotas, o técnico Renato Portaluppi deu detalhes sobre a recuperação de Soteldo e as projeções:

"O objetivo é esse (ter Soteldo ainda no Gauchão), estamos cuidando do nosso gigante, ele tem treinado, a cada dia que passe tem melhorado. Esperamos que, se a gente chegar na semi e na final, ele esteja presente para nos ajudar." comentou.

Soteldo evoluiu em recuperação e aumenta expectativa do Grêmio por seu retorno. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Soteldo evoluiu em recuperação e aumenta expectativa do Grêmio por seu retorno. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

No primeiro estágio de recuperação, Soteldo iniciou alguns trabalhos de campo na última semana. Ao lado de outros atletas, o venezuelano realizou atividades de fisioterapia no gramado do CT Luiz Carvalho, controladas e sem contato com a bola.

Soteldo vem realizando trabalhos em 2 turnos, sendo em até 3 em alguns dias. Por ser uma lesão de grau 3 no músculo adutor da coxa direita, considerada grave, existe bastante cautela sobre possíveis dores ou desconfortos durante a recuperação.

O planejamento inicial era de que sua recuperação fosse de aproximadamente 2 meses. Com isso, a grande dúvida é se, caso sua volta seja antecipada, o jogador terá condições de atuar em uma eventual final de Gauchão. Caso não seja possível, seu retorno deve acontecer na 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores ou na estreia do Campeonato Brasileiro, onde o Grêmio visita o Vasco em 13, 14 ou 15 de abril.

Soteldo está emprestado pelo Santos ao Grêmio até dezembro deste ano e na temporada já disputou 4 jogos, com 1 gol marcado e 1 assistência. Além dele, outros jogadores que estão no Departamento Médico são:

  • Bruno Uvini (lesão muscular na coxa esquerda);
  • Reinaldo (lesão no ligamento colateral medial do joelho direito);
  • Jhonata Robert (lesão no menisco medial do joelho esquerdo);
  • Cuiabano (lesão muscular na coxa esquerda);
  • Felipe Carballo (lesão no púbis);