O Grêmio tem negociação praticamente finalizada para enviar uma de suas promessas da base para o Flamengo. Ainda nesta semana, será oficializada a negociação envolvendo o zagueiro Da Mata, de 17 anos, e que movimentou os bastidores e principalmente a torcida gremista.

Titular absoluto da seleção brasileira sub-17 na última edição da Copa do Mundo da categoria, Da Mata tinha contrato com o Grêmio até dezembro de 2025. De acordo com informações do jornalista Kaliel Dorneles, o entendimento do clube é de que o defensor não estava com a cabeça totalmente voltada para seu rendimento no tricolor.

Os detalhes do acordo entre Grêmio e Flamengo por Da Mata

Para liberar o jogador ao Flamengo, o Grêmio permanecerá primeiramente com 75% dos direitos econômicos do jogador, enquanto 25% serão de domínio do clube carioca. Entretanto, o Fla ainda terá direito a comprar 50% pela quantia de 1 milhão de euros (R$ 5,36 milhões na cotação atual). Seu novo vínculo com o clube carioca será até 2027.

Da Mata está muito próximo de ser reforço do Flamengo. (Foto: Renan Jardim / Grêmio FBPA)
Da Mata está muito próximo de ser reforço do Flamengo. (Foto: Renan Jardim / Grêmio FBPA)

Esta compra de 1 milhão de euros será dividida em 2 etapas: A primeira até um prazo limite, por 400 mil euros, que corresponde a 25%. Os demais 25% terão custo de 600 mil euros.

Da Mata não foi inscrito na delegação gremista que disputou a Copa São Paulo. Internamente, o clube reconhece a qualidade do jogador, mas a avaliação de sua saída passou por outros fatores fora de campo.

Ao mesmo tempo que acerta a saída de Da Mata, o Grêmio se prepara para acertar uma renovação de contrato com o atacante Gustavo Nunes, também cercado de expectativas. O vínculo do atacante terá extensão de um ano, além de aumento da multa rescisória e do salário.