Nesta semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o adiamento do confronto entre Grêmio e Corinthians, que estava marcado para o próximo 15 de julho (sábado). A partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro ainda não teve a nova data e horário divulgados pela CBF.

O adiamento acontece pelo conflito de datas do calendário entre jogos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. A CBF alterou a partida entre Corinthians e América-MG, pela volta das quartas de final da competição nacional. O jogo de ida será nesta quarta-feira (5), enquanto a partida de volta seria realizada no dia 12, quarta-feira da semana que vem.

No entanto, as duas equipes estão na fase eliminatória da Copa Sul-Americana, que terá rodada no dia 11. Como a partida da volta da Copa do Brasil foi remarcada para o dia 15 de julho, a mesma data que estava previsto o jogo do Grêmio com o Corinthians, a mudança fez com que o jogo fosse adiado. Isso afetará também o duelo do Brasileirão entre América-MG x Vasco, na Arena Independência, que terá nova data.

O calendário da Copa da Brasil e do Brasileirão não se sobrepõem. No entanto, a CBF não poderia prever que Corinthians e América-MG disputassem os playoffs da Sulamericana, uma espécie de repescagem, onde apenas o vencedor nos confrontos de ida e volta entre o 3º colocado de cada chave da Libertadores com os 2º colocados da Sulamericana, avançam na competição continental.

Enquanto a CBF ainda não anuncia a nova data, o Tricolor terá 10 dias sem jogos em seu calendário. Após a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Bahia, no dia 12 de julho, o próximo compromisso gremista será apenas a partida contra o Atlético-MG, possivelmente no dia 22, na Arena.

Dessa forma, o Grêmio disputará agora 3 jogos em casa na sequência:

  • Grêmio x Botafogo (Brasileiro) - 09/07 às 18h30
  • Grêmio x Bahia (volta da Copa do Brasil) - 12/07 às 19h
  • Grêmio x Atlético-MG (Brasileiro) - ainda sem data definida, será 22 ou 23/07

Grêmio x Botafogo

No próximo domingo (9), às 18h30, o Grêmio recebe o líder Botafogo na Arena. O duelo entre os dois primeiros colocados no Campeonato Brasileiro pode encurtar a distância do Tricolor para o clube carioca.

O Imortal está na segunda posição com 26 pontos, com a diferença de sete para o Botafogo, que tem 33 em 13 jogos disputados.

O time que vai a campo deve ser o mesmo que enfrentou o Bahia e deve ter o retorno de Luis Suárez. O atacante sentiu um desconforto no joelho no aquecimento e ficou de fora do jogo de ida contra o time baiano. No entanto, deve retornar no domingo.