Neste domingo (5), Grêmio e Internacional farão mais um capítulo desta que é uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro e sul-americano. A partir das 20h (Horário de Brasília), as equipes de Renato Portaluppi e Mano Menezes disputarão o clássico válido pela 10ª rodada do Campeonato Gaúcho.

Este clássico será marcante para ambos os treinadores. Pelo lado de Renato Portaluppi, será seu primeiro enfrentamento com o maior rival desde o seu retorno, em setembro do ano passado. Já pelo lado de Mano Menezes, esta é a sua estreia em clássico Gre-Nal como técnico colorado.

Entretanto, a presença de Renato em clássicos é, na média, positiva. O Gre-Nal do próximo domingo será o 27º já disputado pelo maior ídolo tricolor. Confira abaixo os números de Renato no clássico:

Retrospecto de Renato Portaluppi em clássico Gre-Nal

Ao longo da história, Renato já enfrentou o Internacional em 26 oportunidades. Foram 10 vitórias, 12 empates e 4 derrotas, configurando aproveitamento de aproximadamente 52%. Além disso, são 29 gols marcados pelos times de Renato e 20 gols sofridos.

dsssssds
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

A maior vitória do atual técnico gremista diante de seu maior rival aconteceu em março de 2018. Na época atual campeão da Libertadores, o tricolor fez uma expressiva vitória sobre o rival, que era comandado por Odair Hellmann, pelo placar de 3x0. Os gols do Grêmio foram marcados por Éverton Cebolinha, Jael e Arthur.

O último clássico enfrentado por Renato foi em 2021, quando o Grêmio foi derrotado pelo Internacional de Abel Braga por 2x1 no estádio Beira-Rio.

Entretanto, o principal sucesso de Renato foi quando enfrentou técnicos estrangeiros pelo lado colorado. Quando seu maior rival foi comandado por Eduardo Coudet e Miguel Angel Ramírez, o comandante tricolor não foi derrotado: Foram 10 jogos, com 6 vitórias e 4 empates.

Mesmo já garantido como líder do Campeonato Gaúcho, o Grêmio deve ir a campo com força máxima. Renato enfrentará novamente um adversário que lhe traz boas lembranças.