O Grêmio está de volta à elite do futebol brasileiro. O Tricolor estreia no Brasileirão contra o Santos, neste domingo (16), às 18h30. Punido por briga da torcida no jogo contra o Cruzeiro pela Série B de 2022, o time de Renato Portaluppi atuará no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Embalados após as vitórias na partida de ida da Copa do Brasil, as equipes iniciam a caminhada no Campeonato Brasileiro. O duelo contra o Santos terá transmissão ao vivo dos canais por assinatura o Sportv e Premiere.

Grêmio longe da Arena

O Tricolor terá de cumprir uma punição referente à briga nas arquibancadas no jogo contra o Cruzeiro, na Série B do ano passado. Na época, o Grêmio foi punido com perda de três mandos de campo, mas com efeito suspensivo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Imortal conseguiu realizar os últimos três jogos da competição (Bahia, CSA e Brusque) na Arena.

Em troca de ter o estádio liberado na reta final da Série B em 2022, além de não poder jogar em casa na estreia do Brasileirão 2023, o Grêmio terá de disputar outros três jogos na Arena sem a arquibancada norte (setor geral). A interdição do setor será nos jogos contra Bragantino, Fortaleza e Inter.

Grêmio desfalcado

Com muitas lesões no grupo de jogadores, Renato não contará com Fábio, Ferreira, Pepê e Reinaldo, atletas que estavam sendo utilizados com frequência. Confira o provável time que enfrenta o Santos:

Luis Suárez
10Vina
Cristaldo
8Bitello
Villasanti
Carballo
5Diogo Barbosa
Kannemann
3Bruno Alves
João Pedro
1Adriel

A provável escalação do Santos tem: João Paulo; Nathan, Eduardo Bauermann, Messias e Felipe Jonatan; Dodi, Camacho, Lucas Lima e Lucas Barbosa; Marcos Leonardo e Ângelo.