A estrela uruguaia Luis Suárez foi a principal contratação do Grêmio e do futebol brasileiro na temporada 2023. O atacante está correspondendo ao alto investimento realizado junto a investidores. Com a camisa do Tricolor são 16 jogos, 11 gols marcados e quatro assistências. E o desempenho poderia ser ainda melhor.

Cobrador oficial de pênaltis do time comandado pelo técnico Renato Portaluppi, em quatro cobranças, Luisito perdeu três. A penalidade que parou dentro do gol foi contra o Caxias, pela final do Gauchão.

Além de desperdiçar contra o Ferroviário pela segunda fase da Copa do Brasil e pela semifinal do Gauchão, contra o Ypiranga, o camisa nove perdeu pênalti contra o Santos, pela estreia do Campeonato Brasileiro. O uruguaio bateu por cima do gol na vitória por 1x0 em Caxias do Sul.

Partida Pênalti
Grêmio 3x0 Ferroviário Perdeu
Ypiranga 1x2 Grêmio Perdeu
Grêmio 1x0 Caxias Gol
Grêmio 1x0 Santos Perdeu

Na disputa por pênaltis na decisão da semifinal do estadual, Luis Suárez converteu contra o Ypiranga e ajudou a colocar o Grêmio na final.

Histórico de cobranças de pênaltis de Luis Suárez

De acordo com o portal de estatísticas Transfermarkt, Luis Suárez tem aproveitamento de 82% nas cobranças de pênalti durante a carreira.

São 67 cobranças e 53 bolas na rede do goleiro adversário. O artilheiro uruguaio perdeu apenas 14 cobranças, sendo três com a camisa Tricolor.

Luisito também perdeu quatro pelo Ajax-HOL, dois pelo Liverpool-ING e Barcelona-ESP, além de um pelo Nacional-URU e um pela seleção uruguaia.