O Grêmio anunciou, na tarde desta quinta-feira (1), que o atacante Soteldo está lesionado. Após ser substituído no 2º tempo da vitória por 1x0 sobre o Juventude acusando fortes dores, o venezuelano realizou exames de imagem e será desfalque ao técnico Renato Portaluppi por um tempo considerável.

De acordo com o comunicado emitido pelo Grêmio nos seus canais oficiais de comunicação, Soteldo teve diagnosticada uma lesão de grau 3-C no músculo adutor longo da coxa direita. A lesão não necessita de tratamento cirúrgico, mas precisa de um longo tempo de trabalho junto a fisioterapia.

Tempo de recuperação para a lesão de Soteldo

O Grêmio não costuma divulgar oficialmente o prazo estimado para a recuperação dos jogadores lesionados. Entretanto, levando em consideração o histórico recente de lesões, o prazo varia entre 90 e 120 dias, a depender da evolução e da resposta dada pelo corpo do atleta. Em 2023, o atacante Ferreira teve uma lesão parecida no início da temporada e necessitou de 3 meses de parada.

Se ficar de fora dos gramados por 2 meses, Soteldo pode perder até 11 jogos, retornando apenas na 1ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, nos primeiros dias do mês de abril. Com isso, ainda poderia ser um reforço para o jogo de volta em uma eventual final de Campeonato Gaúcho.

Soteldo é o 4º jogador que sofreu lesões no elenco do Grêmio em 2024. Antes dele, o lateral-esquerdo Cuiabano, o meia Jonatha Robert e o volante Felipe Carballo se integraram ao Departamento Médico.

No caso de Cuiabano, o atleta está em fase final de recuperação de uma lesão leve muscular na coxa. Já Felipe Carballo realizou procedimento cirúrgico no púbis e ainda não está em condições de realizar trabalhos com bola junto ao restante do elenco tricolor.