O Grêmio se posicionou oficialmente na manhã desta segunda-feira (29) sobre os episódios envolvendo a atuação da arbitragem na derrota de 1x0 para o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. A nota oficial, divulgada nos canais de comunicação do clube, detalhou os próximos passos junto ao STJD.

Diego Costa foi expulso no banco de reservas por ter ofendido o 4º árbitro da partida, Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho. Entretanto, de acordo com o técnico Renato Portaluppi na entrevista coletiva após o jogo, a observação foi feita por Jailson Macedo Freitas, delegado do jogo.

Veja a nota oficial na íntegra:

"O Grêmio acompanha com atenção os desdobramentos de sábado, que apontaram uma interferência externa na equipe de arbitragem do jogo contra o Bahia e culminaram com a expulsão do atleta Diego Costa.

Informa ainda que, com base no artigo 74 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, vai ingressar com uma "notícia de infração disciplinar desportiva" (NIDD) no STJD, para que os fatos sejam devidamente apurados pela procuradoria do órgão e, após a investigação, as medidas cabíveis sejam tomadas."

Antes da nota gremista, a ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) se posicionou e informou que faria o pedido de banimento de Jailson Macedo, tendo em vista que, de acordo com a entidade, configuraria interferência externa.

Por fim, o técnico Renato Portaluppi e os jogadores que deixaram o campo durante o jogo também podem ser punidos. Se o STJD quiser, pode indiciar os envolvidos no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre praticar ato contra a ética ou disciplina esportiva. A pena seria suspensão de uma a seis partidas.