A CONMEBOL anunciou no último domingo (12), as novas datas das partidas do Grêmio na fase de grupos da Copa Libertadores da América. O tricolor terá uma maratona de jogos envolendo a competição continental, que definirá sua passagem ou não para as oitavas de final.

As partidas contra Huachipato, fora de casa, e Estudiantes, como mandante, foram remarcadas para os dias 4 e 8 de junho, respectivamente. O jogo contra o The Strongest, que inicialmente seria o último a ser disputado, se manteve para o dia 29 de maio, com mando gremista. O local das 2 partidas com mando tricolor ainda não foram definidos.

Diante disso, a direção gremista já iniciou conversas nos bastidores para escolher o local que mandará suas partidas. Existem diversas possibilidades, seja dentro ou até mesmo em outro país. Confira abaixo os cenários.

Os possíveis locais para o Grêmio receber seus jogos na Libertadores

Estádio Atílio Paiva (Rivera, Uruguai)

O estádio Atilio Paiva foi disponibilizado pelo Governo do Uruguai para Grêmio e Internacional sediarem seus jogos nos próximos meses. Com capacidade para mais de 27 mil pessoas, está entre os maiores estádios do país.

A cerca de 585km de Porto Alegre, é uma possibilidade estudada, mesmo que não seja a hipótese preferencial. Grêmio e Inter estabeleceram a permanência em solo gaúcho como prioridade e por isso, estudarão outros locais primeiramente.

Confira abaixo algumas imagens do estádio:

Estádio Alfredo Jaconi (Caxias do Sul)

Local utilizado pelo Grêmio para fazer a sua estreia no Brasileirão de 2023, o estádio Alfredo Jaconi deve ser o preferido do tricolor e também do Internacional. Com gramado em ótima qualidade e reformado recentemente, a casa do Juventude é muito cogitada. Entretanto, por conta dos compromissos do Ju, sua utilização pode ser dificultada.

A reforma do estádio Alfredo Jaconi foi concluída em agosto de 2021 e atualmente, o estádio tem capacidade para 19.924 torcedores.

Vídeo incorporado do YouTube

Estádio Centenário (Caxias do Sul)

Ainda em Caxias do Sul, o estádio Centenário também pode ser utilizado. Com capacidade para mais de 22 mil pessoas, o local pertence ao Caxias, rival do Juventude e que disputa a 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.

As condições não são tão satisfatórias como no estádio Alfredo Jaconi, mas o Centenário já foi usado por Grêmio e Internacional em diversas oportunidades para competições nacionais, como o Brasileirão ou a Copa do Brasil.

Vídeo incorporado do YouTube

Estádio Colosso da Lagoa (Erechim)

Por fim, outro cenário cogitado nos bastidores é mandar os seus jogos no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. A 450km de Porto Alegre, a cidade recebe o Ypiranga, que atualmente disputa a 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.

O estádio, que foi inaugurado em 1970, tem capacidade para 22 mil pessoase já foi casa de um clássico Gre-Nal, no ano de 2009, pelo Campeonato Gaúcho. Por ter um gramado de tipo diferente do habitual e mais alto, o cenário de ida ao local perde força.

Vídeo incorporado do YouTube

Veja abaixo as partidas do Grêmio já adiadas e que ainda não tem data para acontecer:

  • Grêmio x Criciúma (5ª rodada do Campeonato Brasileiro);
  • Atlético-MG x Grêmio (6ª rodada do Campeonato Brasileiro);
  • Grêmio x RB Bragantino (7ª rodada do Campeonato Brasileiro);
  • Grêmio x Operário (Jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil);
  • Flamengo x Grêmio (8ª rodada do Campeonato Brasileiro);