O início de 2025 não foi como o esperado para o torcedor do Grêmio. Pelos resultados obtidos na temporada passada, o clube acertou a saída de Renato Portaluppi e contratou o argentino Gustavo Quinteros. Entretanto, após cerca de 3 meses de trabalho, uma nova troca na comissão técnica foi acertada com a contratação de Mano Menezes, que tem sua 2ª passagem pelo tricolor.

Mano Menezes foi contratado com o objetivo de estabelecer uma recuperação dentro de campo, além de corrigir alguns processos fora das quatro linhas que são importantes para o rendimento coletivo. Além de Mano, o clube também acertou a chegada de Felipão para o cargo de coordenador técnico.

O salário de Mano Menezes no Grêmio e os detalhes do contrato

Um dos parâmetros estabelecidos pela direção do Grêmio na busca por um novo treinador foi por não elevar de forma significativa o custo da nova comissão técnica. O custo mensal da antiga comissão técnica era de aproximadamente R$ 1 milhão, já levando em consideração os impostos de todos os membros.

Após cerca de 3 dias de negociações entre as partes, a contratação de Mano Menezes e seus auxiliares foi acertada, mas com um custo menor: Cerca de R$ 900 mil mensais.

(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Vale lembrar que, além de Mano Menezes, chegaram ao clube os seguintes profissionais:

  • Sidnei Lobo (auxiliar técnico);
  • Thiago Kosloski (auxiliar técnico);
  • Flávio de Oliveira (preparador físico)

Mano Menezes e seus auxiliares assinaram contrato com o Grêmio até dezembro deste ano, mas o vínculo de todos os profissionais pode ser renovado automaticamente caso o tricolor obtenha a classificação direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2026.

Esta cláusula já existia no contrato de Gustavo Quinteros e foi uma possibilidade apresentada aos treinadores tendo em vista que este é o último ano de gestão do atual presidente do Grêmio, Alberto Guerra. Para não comprometer o projeto do time, os presidentes geralmente não assinam longos contratos com treinadores no último ano de mandato.