Conhecido por revelar grandes jogadores nos últimos anos, o Grêmio está preparando mais uma grande venda. Trata-se do atacante Gabriel Mec, de apenas 17 anos de idade e que já está sendo monitorado e assediado por grandes clubes do futebol europeu. Até o momento, duas equipes já apresentaram propostas ao Grêmio: Chelsea e Shakhtar Donetsk.
Entretanto, a postura da direção gremista é muito clara: Só venderá o jogador quando for identificado que é o melhor momento, ou seja, a partir de participações mais frequentes no time profissional. Por isso, a ideia é que, no futuro, as propostas sejam muito maiores.
O contrato, a multa rescisória e o salário de Gabriel Mec no Grêmio
Para proteger seu maior talento atual, o Grêmio assegurou um primeiro contrato de caráter profissional para Gabriel Mec ainda em outubro de 2024. O vínculo foi assinado logo após o atleta completar 16 anos de idade, de acordo com a lei.
Neste vínculo, foi definido que a multa rescisória para o futebol do exterior estaria fixada em 50 milhões de euros (R$ 317 milhões na cotação atual). Este novo vínculo tem duração até dezembro de 2027.
Já para o futebol brasileiro, a lei não permite que um valor de multa seja previamente definido. Por isso, o valor da quebra de contrato é feito através de um cálculo sobre o valor do salário.

Neste caso, o valor que é pago pelo Grêmio nos vencimentos do atacante é superior ao que normalmente é pago para jogadores que assinam seus primeiros contratos profissionais. Geralmente, o tricolor propõe pagamentos mensais inferiores a R$ 50 mil, mas com cláusulas de bonificações por metas esportivas.
Até o momento, Gabriel Mec já disputou 2 jogos pelo time profissional, ambos no Gauchão deste ano.
Siga o Grêmio News no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias e bastidores do Tricolor Gaúcho.