A principal pauta de debate na torcida do Grêmio é a permanência ou não do técnico Mano Menezes. Mais do que a chegada de reforços e os jogadores que deixarão o clube, a definição de quem será o comandante do time no ano que vem será uma parte considerável do planejamento montado.
Nos bastidores, existem defensores de ambos os cenários. Uma parte dos novos dirigentes entende que o cenário atual aponta motivos suficientes para que o vínculo não seja ampliado, enquanto outros futuros mandatários avaliam que existe uma perspectiva de evolução do trabalho a partir de algumas decisões secundárias.
A divisão da futura direção do Grêmio sobre Mano Menezes
A corrente que defende a permanência de Mano Menezes avalia que o rendimento deste ano foi prejudicado pelo alto número de lesões de jogadores importantes. Os defensores deste ponto de vista ainda apontam que, quando contou com Willian, Carlos Vinicius, Marcos Rocha, Arthur e Balbuena, os resultados apareceram e as atuações foram boas.
Por outro lado, o desgaste com a torcida e a estratégia para alguns jogos geraram críticas no ambiente. A preservação de muitos titulares no jogo contra o Botafogo, por exemplo, é algo apontado como algo a ser muito analisado para definir se Mano Menezes permanecerá ou não.
Outras críticas feitas são sobre a irregularidade do time ao longo da temporada e as eliminações para Alianza Lima e CSA, na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, respectivamente. Mesmo sem os reforços contratados na última janela de transferência, existe a avaliação de que era possível seguir em ambos os torneios.
Mano Menezes tem contrato com o Grêmio somente até dezembro deste ano. Seu vínculo ainda possui uma cláusula de renovação automática em caso de classificação para a próxima edição da Libertadores. Entretanto, em declarações públicas, o treinador já deixou claro que, se sua permanência não for uma unanimidade, não fará uso da cláusula, se possível.
Enquanto debate o trabalho de Mano Menezes, a futura direção do Grêmio analisa outros nomes no mercado. O português Luis Castro, ex-Botafogo, foi sondado recentemente através de intermediários. Tite e até mesmo um retorno de Renato Portaluppi são cenários cogitados.
Siga o Grêmio News no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias e bastidores do Tricolor Gaúcho.


