O atacante Pepê, ex-jogador do Grêmio e atualmente no Porto, é mais um brasileiro apto a defender a seleção italiana. O atleta, nascido em Foz do Iguaçu, no Paraná, recebeu o passaporte italiano.

A ascendência italiana do jogador é pelo pai, Radanes Donizete. Com a naturalização, segundo informação do iG Esporte , o jogador de 26 anos é monitorado pelo técnico Roberto Mancini, comandante da Squadra Azzurra.

Pepê também tem ascendência paraguaia, por parte de sua mãe, Zunilda Aquino, e possui passaporte do país. Em março, o jornal argentino Olé divulgou que existe a possibilidade do brasileiro atuar pelo país sul-americano.

De acordo com a publicação, Pepê ainda tem esperanças de ser convocado para a Seleção Brasileira, mas pode mudar de ideia pela grande concorrência no setor ofensivo.

O ex-gremista nunca foi chamado pela seleção principal do Brasil, mas tem seis partidas e três gols marcados pela equipe sub-23. Ele estava no elenco que disputou o Pré-Olímpico, antes dos Jogos de Tóquio, no início de 2020.

Em Portugal desde 2021, o atleta acumula 96 partidas, 11 gols e 16 assistências com a camisa do Porto. Na temporada 2022/23 são 54 jogos pelos dragões. Caso entre em campo na final da Taça da Portugal, Pepê se tornará o jogador com mais jogos em uma temporada pela equipe.

Pepê pelo Grêmio

Foram 144 partidas com a camisa do Grêmio entre 2017 e 2021. O jogador marcou 32 gols pelo Tricolor e conquistou quatro títulos (Campeonato Gaúcho 2019, 2020 e 2021, além da Recopa Gaúcha de 2019).