A proximidade da semifinal do Campeonato Gaúcho aumenta a atenção sobre o elenco do Grêmio. Para o duelo contra o Juventude, pelo jogo de ida, dois nomes seguem cercados de expectativa. Fora da partida diante do São Paulo, pelo Brasileirão, Cuéllar e Cristaldo ainda não têm presença assegurada nem mesmo no banco de reservas. A lista de relacionados será conhecida na noite deste sábado (14).

Apesar das dúvidas, a situação não indica afastamento definitivo. Após a apresentação dos volantes Juan Nardoni e Leonel Pérez, o diretor de futebol Rafael Lima fez questão de evitar qualquer ligação entre as chegadas e uma possível saída da dupla. O dirigente reforçou que ambos continuam no planejamento do clube.

Dirigente do Grêmio garante Cuéllar e Cristaldo

Segundo Rafael Lima, Cuéllar e Cristaldo seguem como opções ao longo da temporada. O calendário cheio foi citado como fator determinante.

''São dois jogadores que ainda fazem parte do grupo do Grêmio e que estão nos planos para participar de jogos, na medida que a temporada for avançando. Até porque, o volume de partidas será significativo a partir de março, com o começo da Copa Sul-Americana, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Então, são jogadores que, por ventura, vão voltar a jogar em algum momento. Podem ter deixado de participar de uma ou outra partida, mas fazem parte dos planos, sim'', afirmou o diretor.

Cristaldo perdeu espaço

Cristaldo iniciou o ano entre os titulares. O cenário mudou após o GreNal disputado no fim de janeiro. Desde então, a meia viu a concorrência aumentar. Hoje, aparece atrás de Monsalve, Willian e Edenílson nas escolhas da comissão técnica.

Sua última participação ocorreu no começo de fevereiro. Na ocasião, entrou no segundo tempo da vitória sobre o Novo Hamburgo, pelas quartas de final do Gauchão.

Cuéllar vive jejum maior

O período sem jogos é ainda mais longo no caso de Cuéllar. O volante colombiano atuou apenas na derrota para São José, na segunda rodada do Estadual. Naquele compromisso, o Grêmio utilizou uma reserva de formação.

Desde o empate com o Juventude, no fim de janeiro, o jogador não voltou a ser relacionado. Mesmo assim, o clube não trata o atleta como carta fora do baralho.

Internamente, o entendimento é claro. A temporada será extensa. O grupo precisará de alternativas. Cuéllar e Cristaldo, portanto, permanecem como peças disponíveis para o restante do ano.