O Grêmio segue no mercado em busca de reforços para o segundo semestre de 2026. No entanto, a situação financeira do clube exige uma certa criatividade da direção, que trabalha com uma estratégia bem definida para a próxima janela de transferências.

A prioridade do Tricolor Gaúcho é contratar jogadores que estarão livres no mercado após o encerramento de seus contratos no fim de junho. Dessa forma, o clube evita gastos com taxas de transferência e concentra esforços em negociações consideradas financeiramente viáveis.

Situação financeira do clube limita investimentos

Diferentemente do que ocorreu no início da temporada, quando a direção realizou investimentos mais elevados para reforçar o elenco, a tendência é de um mercado mais conservador nesta janela.

A necessidade de equilibrar as contas faz com que o Grêmio procure oportunidades de baixo custo, apostando em atletas disponíveis sem vínculo contratual e em negócios que não comprometam o orçamento do futebol.

Nos bastidores, dirigentes e departamento de futebol monitoram diversas opções e avaliam nomes que possam agregar qualidade ao grupo comandado por Luís Castro.

Lateral-direito é prioridade no planejamento

Entre as posições consideradas carentes no elenco, a lateral direita aparece como a principal necessidade do Tricolor. O setor sofreu com problemas ao longo da temporada, seja por lesões ou pela falta de alternativas que conseguissem manter regularidade. Por isso, a chegada de um novo jogador para a posição é tratada como prioridade pela direção.

Além de um lateral-direito, o Grêmio também estuda a contratação de um zagueiro e de um meia articulador para aumentar as opções do elenco na reta final do ano.

Vendas podem mudar o planejamento

Apesar das prioridades já definidas, a quantidade de reforços dependerá diretamente das movimentações de saída. Dois nomes são acompanhados de perto pela diretoria. O zagueiro Viery e o meia Gabriel Mec. Ambos despertam interesse de clubes do exterior e podem render receitas importantes ao clube na próxima janela.

Caso uma ou mais vendas sejam concretizadas, o Grêmio poderá ganhar maior margem financeira para ampliar o número de contratações e investir em outras posições consideradas estratégicas.

A expectativa da direção é aproveitar a pausa do calendário para fortalecer o grupo e oferecer mais alternativas a Luís Castro para a sequência do Brasileirão e da Copa Sul-Americana.