Visando aumentar as opções de seu elenco, o técnico Renato Portaluppi aposta nas categorias de base do Grêmio para suprir suas necessidades para a parte final do Campeonato Gaúcho e o início do Campeonato Brasileiro.

Para a partida contra o Ypiranga, no último sábado (11), 9 jogadores do sub-20 integraram a delegação gremista, já que o objetivo era justamente dar mais experiência aos jovens e avaliar de forma mais detalhada o seu estágio de preparação para o time profissional.

Destes, um jogador em especial foi aprovado internamente por Renato: Trata-se do atacante Zinho, de 19 anos de idade. No início da tarde desta terça-feira (14), o Grêmio anunciou oficialmente pelos seus canais de comunicação que o jogador passará a fase parte do time profissional de forma definitiva.

A prática deve ser rotineira nos próximos meses, principalmente para comunicar de forma mais transparente com o torcedor quais serão os jogadores que subirão ao time principal. Também foi decidido que o jogador poderá atuar pelo sub-20 em casos específicos.

Carência na posição e aprovação interna ajudaram Zinho na chegada ao profissional

Alguns fatores ajudaram Zinho a ser integrado ao time principal do Grêmio. O principal deles é a carência de jogadores no setor, que hoje conta apenas com Ferreira. Sem conseguir avançar pela contratação de Michael neste momento, o jovem se tornou uma boa alternativa para este momento da temporada.

(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Entretanto, o rendimento de Zinho nos treinamentos e nas oportunidades que recebeu no Gauchão chamaram a atenção de Renato Portaluppi e da comissão técnica. A avaliação interna é de que o atacante "pulou" etapas, ou seja, está mais preparado do que o esperado por conta de sua idade. Seu contrato com o Grêmio vai até dezembro de 2024.

A expectativa é de que Zinho já seja uma das opções entre os relacionados para o jogo contra o Ferroviário, nesta quinta-feira (16), às 20h, pela 2ª fase da Copa do Brasil.

Agora, ele passa a disputar posição com Ferreira e eventualmente com Gustavinho e Everton Galdino.

Antes da partida, o time ainda fará uma última sessão de treinamento, que será totalmente fechado para a imprensa no CT Luiz Carvalho.