Contra o Internacional, neste domingo (21), às 18h30, o Grêmio busca a liberação da arquibancada norte da Arena. O setor está interditado por punição imposta pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após episódios de violência contra o Cruzeiro, pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2022.

O Grêmio entrou em contato com o STJD para transferir o último jogo da pena para o duelo seguinte do Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo. O Tricolor alega que remanejar as torcidas organizadas gremistas para o lado sul do estádio pode causar conflitos com os torcedores do Inter.

A torcida adversária ficará no quarto anel do setor sul da Arena, acima de onde ficariam as organizadas do Grêmio em caso de manutenção da punição.

De acordo com o repórter Saimon Bianchini, de GZH, o Grêmio acredita que a briga entre membros das organizadas foi "circunstancial" e há métodos de identificação como câmeras e biometria para acessar a área.

Acordo com STJD

O acordo é proposto à procuradoria e, se aceito, é homologado pelo presidente do STJD, Ronaldo Piacente, ou algum auditor designado. A resposta deverá ser conhecida até esta sexta-feira (19).

Punição

A pena dada foi de perda de 3 mandos de campo, além de pagamento de multa de R$100 mil. O Grêmio estreou no Campeonato Brasileiro contra o Santos no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

No empate por 3 a 3 contra o Bragantino, a arquibancada norte esteve fechada. No entanto, no 0 a 0 com o Fortaleza, o STJD liberou e o setor teve apenas a presença de mulheres e crianças. Contra o Internacional, é o último confronto sem as torcidas organizadas no setor.