Ainda sem estrear na temporada, Geromel completou cinco meses em recuperação de cirurgia no joelho. O período inicial previsto para o zagueiro do Grêmio retornar aos gramados era de três meses.

O repórter Diogo Rossi, da Band RS, informou que o capitão gremista ainda não está recuperado da lesão e não existe previsão de retorno ao time de Renato Portaluppi.

O departamento médico do Grêmio adota cautela para não apressar o retorno, principalmente por conta da idade mais avançada do jogador de 37 anos.

No início de maio, Geromel concedeu entrevista coletiva e revelou que foi constatado um edema ósseo na lesão no menisco do joelho esquerdo.

"Fizemos um exame de rotina e foi constatado que além da lesão, também tive um edema ósseo. Ainda tem um resquício disso, em três semanas farei outro exame. Tive um edema ósseo na lesão. Consigo fazer bicicleta e outras coisas, mas não consigo correr. O edema ósseo não some, tenho que tolerar a dor e ir conforme não me limite. Terei isso pra sempre".

O capitão do Tricampeonato da Libertadores descarta a aposentadoria ao final da temporada 2023 mas afirma o desejo de encerrar a carreira com a camisa do Grêmio. "Não cogito. Nem lembrava que tinha renovado ano passado (risos). Meu foco é na recuperação e voltar o quanto antes para ajudar a equipe. Mas sempre deixei claro que meu desejo é me aposentar aqui no Grêmio".

Com a ausência de Geromel, Kannemann, Bruno Alves, Bruno Uvini, Gustavo Martins e Natã são os zagueiros disponíveis no elenco gremista.