Às vésperas de enfrentar o Goiás pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante gremista Luis Suárez concedeu entrevista coletiva no CT Presidente Luiz Carvalho. O jogador participou ao lado do vice de futebol Antônio Brum.

O uruguaio de 36 anos que esteve envolvido em polêmicas sobre o seu futuro com a camisa do Grêmio se manifestou publicamente pela primeira vez. Aposentadoria, dores no joelho, consulta com médico em Barcelona e transferência para o Inter Miami foram temas que repercutiram na imprensa mundial recentemente.

Após o treinamento deste sábado (29), o craque revelou aos repórteres que não atuará pelo Grêmio em 2024. De acordo com o próprio uruguaio, ele não iria conseguir render o esperado devido ao calendário brasileiro.

"Obviamente a minha intenção era ficar dois anos aqui. Mas tenho que ser sincero com o clube e meu corpo físico. No próximo ano não poderia render no Grêmio o que eu queria, pela carga do calendário aqui no Brasil".

Sobre os tratamentos no joelho, Suárez destacou que não poderia desfalcar o Tricolor nos jogos e treinamentos. O atacante não confirmou se em 2024 vai continuar jogando futebol. "É uma lesão crônica no joelho, todo mundo sabe do meu problema. Não posso parar agora no meio da temporada. Se me comprometo com o clube, vou ser profissional. Me comprometi com o clube de jogar o máximo possível. Para que a torcida siga desfrutando e aproveitando. Sou profissional e vou seguir dando o meu máximo. Não sei se vou seguir a minha carreira após o Grêmio".

O jogador afirmou que o Inter Miami, time de Lionel Messi, não entrou em contato com ele, apenas com o Imortal. "O Inter Miami se comunicou com o Grêmio sobre uma ida e o Grêmio informou que tem contrato e multa e não iria liberar. Para mim não chegou nada".

A possível aposentadoria de Luisito foi o assunto que mais incomodou o atacante. E na visão do uruguaio, o jogador não demorou para se manifestar sobre as polêmicas. "Não demorei a falar. Mas entre parar para tratar o joelho é uma coisa, outra é me aposentar como foi dito e isso que me incomodou muito".

O vice-presidente Antônio Brum completou a fala de Suárez e afirmou que a antecipação do fim do vínculo mantém o projeto, que era de um ano. "Pra deixar bem clara a situação. Chegou num ponto que no calendário brasileiro sobrecarregou mais ainda esse problema no joelho. Ou ele parava para tratar, ou ele faria um esforço sobrenatural para jogar. O atleta tem dores no joelho e tem feito muito desde que chegou aqui".

O dirigente gremista afirmou que o artilheiro do Grêmio na temporada não fez exigências para atuar contra o Flamengo, na última quarta-feira (27). Mas confirmou que foi assinado um contrato para que o jogador saia do Imortal em dezembro.