A indefinição sobre a permanência ou não do atacante Luis Suárez agitou os bastidores do Grêmio durante o mês de julho. O clube conseguiu chegar a um acordo com o jogador pela sua permanência até dezembro e assinou um termo de compromisso para formalizar tal negociação.

Internamente, a direção do Grêmio contou com o técnico Renato Portaluppi para administrar a situação, principalmente na tarefa de blindar o vestiário contra polêmicas e especulações envolvendo Suárez. Sobre as tratativas envolvendo o Inter Miami, o assunto foi direcionado para os demais membros do Departamento de Futebol e o presidente Alberto Guerra.

Suárez convocou reunião com elenco para externar foco no Grêmio

Os últimos capítulos da novela que culminou com a permanência de Suárez aconteceram horas antes do duelo contra o Flamengo, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Ainda na concentração gremista, o jogador conversou com Renato para externar suas condições físicas, por conta do caráter decisivo da partida.

E, após definir sua permanência no tricolor até o fim deste ano, Suárez convocou seus companheiros de elenco para fazer uma espécie de pronunciamento. Nessa ocasião, o atacante fez questão de externar ao grupo que as informações divulgadas sobre seu desejo de saída não influenciariam no seu desempenho dentro de campo.

Basicamente, o uruguaio garantiu foco e comprometimento com os objetivos do clube na temporada. É importante dizer que a decisão partiu do jogador e teve como principal objetivo demonstrar conhecimento de sua importância para o projeto do clube, que é o vice-líder do Campeonato Brasileiro e está disputando a semifinal da Copa do Brasil.

Suárez é o artilheiro do Grêmio em 2023, com 16 gols marcados. Além disso, também é um dos líderes de assistências do elenco, com 9 passes para gols de companheiros. Seu contrato com o tricolor vai até dezembro de 2024 e a multa rescisória do vínculo é de 70 milhões de euros (R$ 364 milhões na cotação atual).