Contratação mais cara da história do Grêmio, o argentino Franco Cristaldo está em vias de se naturalizar paraguaio. Com a mudança de cidadania, o meio-campista de 27 anos deve ser uma das peças do técnico Daniel Garnero, comandante da seleção do Paraguai, na Copa América.

A iminente convocação do jogador será uma dor de cabeça para Renato Portaluppi. Durante a competição de seleções do continente americano, de 20 de junho até 14 de julho, o Campeonato Brasileiro não será paralisado. No total, até nove rodadas devem ser afetadas com desfalques dos atletas convocados.

Ignacio Vilariño, empresário de Cristaldo, revelou nesta quinta-feira (11) ao repórter Wilson Gonzáles da rádio paraguaia ABC Cardinal, que o meia logo estará a disposição da seleção Albirroja.

O gremista foi convidado pela Associação Paraguaia de Futebol para defender o país. Cristaldo nasceu em Fuerte Apache, bairro de Buenos Aires, na Argentina, no entanto, por ser neto de paraguaio, houve a possibilidade da naturalização.

Desfalques para o Grêmio

O técnico Renato Portaluppi pode não contar com a principal contratação do Grêmio para a temporada por nove partidas do Campeonato Brasileiro. Além de Yeferson Soteldo e Cristaldo, o clube deverá ter os desfalques de Villasanti e Felipe Carballo, convocados com frequência pelos treinadores do Paraguai e Uruguai.

Cristaldo pelo Grêmio

Anunciado pelo Tricolor em dezembro de 2022, o Grêmio desembolsou cerca de US$ 4,5 milhões (R$ 24 milhões) para contratar o atleta. Na primeira temporada em Porto Alegre, Cristaldo disputou 54 jogos, com 11 gols e 12 assistências.