O técnico Renato Portaluppi, aos poucos, vai desenhando o esboço de time que pretende para o Grêmio em 2023. Com 11 contratações e a volta de atletas que estavam emprestados modificou bastante o elenco, que agora gerou indefinições sobre atletas que foram poucos aproveitados nos primeiros momentos deste ano.

Um destes nomes é o do meia Lucas Silva. No clube desde o início de 2020, o jogador entrou oficialmente no seu último ano de contrato e tem sua permanência indefinida para a sequência da temporada, principalmente pelas recentes sondagens. Recentemente, Santos e Cruzeiro buscaram informações sobre os salários e o desejo do jogador em relação ao seu futuro.

Mesmo assim, nenhuma proposta oficial chegou ainda na mesa da direção gremista e alguns pontos são importantes para isso. Um deles é o desejo de Lucas para a sequência de sua carreira.

Lucas Silva pode deixar o Grêmio na metade de 2023

O principal fator que dificulta a saída de Lucas Silva para outro clube brasileiro neste momento é a sua vontade. Mesmo sendo titular em apenas um jogo nesta temporada, o jogador possui preferência em esperar novas oportunidades com o técnico Renato Portaluppi.

Lucas Silva foi alvo de sondagens de Cruzeiro e Santos recentemente. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Lucas Silva foi alvo de sondagens de Cruzeiro e Santos recentemente. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Além disso, outro desejo é por seguir sua carreira no futebol europeu. A troca de empresário, no fim do ano passado, foi determinante para a abertura de possibilidades em centros tradicionais do Velho Continente, como a Itália. Por fim, o atual contrato também pesa e com isso, na janela do meio deste ano, restando apenas 6 meses de vínculo com o Grêmio, propostas podem chegar com mais facilidade.

Atualmente, Lucas disputa posição com Pepê, Felipe Carballo, Villasanti, Thiago Santos, Darlan e possivelmente Thaciano, que já atuou na função em outros momentos. No último sábado (18), para a partida contra o São Luiz, pelo Gauchão, Lucas sequer foi relacionado, já que foi liberado por conta de seu aniversário.