Para o clássico Grenal 439, disputado pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Renato Portaluppi mudou o esquema tático do Grêmio. A escalação com três zagueiros surpreendeu tanto o Internacional quanto os torcedores gremistas.

Sem a presença do meio-campista Vina, Renato alterou o time titular do Grêmio que empatou com o Cruzeiro, pela Copa do Brasil. Bruno Uvini formou o trio de zagueiros com Kannemann e Bruno Alves.

"Por necessidade, mudamos o esquema para hoje. Não podemos ficar somente no Plano A, estou sempre pensando para poder surpreender o adversário. Importante é ter variação", disse Renato em entrevista coletiva.

Após a partida, o treinador gremista falou sobre o esquema com três defensores, afirmando que não se trata de uma tática defensiva.

"Para muita gente, 3 zagueiros é um time defensivo. Mas na maioria das vezes o time com esse esquema fica mais ofensivo, hoje foi uma prova disso. Hoje com 10 jogadores conseguimos atacar o nosso adversário."

Apesar da expulsão de Kannemann, Renato Portaluppi falou sobre a possibilidade de repetir a formação com os três zagueiros em mais jogos. O gremista afirmou ter sido a segunda melhor atuação do Grêmio nesta temporada.

"Posso manter os três zagueiros, foi a segunda melhor atuação do ano comigo, nós tínhamos o plano B, que era com o Ferreira, mas ele machucou, então perdemos essa possibilidade, importante é mudar", garantiu.

O motivo dos três zagueiros

Renato explicou o motivo que o fez optar pelo esquema de três defensores.

"Temos qualidade no nosso grupo, mas o nosso time estava lento, então optei por três zagueiros, muitas vezes as pessoas acham que com três zagueiros fica defensivo, não é verdade, fica muito mais ofensivo", finalizou.