Nesta quarta-feira (08), surgiu a informação de que o Grêmio deverá receber da CBF, a taça oficial da primeira edição da Supercopa do Brasil, título conquistado pelo Tricolor em 1990, há 35 anos.
Na ocasião, o Imortal venceu o título, mas ficou sem a taça para dar a volta olímpica em pleno São Januário. Mas afinal, por que o Grêmio nunca recebeu a taça da conquista? É o que entenderemos neste artigo.
A Supercopa do Brasil de 1990
A Supercopa nasceu após o sucesso da primeira Copa do Brasil, vencida pelo Grêmio em 1989. O adversário seria o Vasco da Gama, campeão brasileiro do mesmo ano. A CBF marcou inicialmente o jogo único entre os campeões para 27 de janeiro de 1990. Contudo, como o Vasco estrearia no Campeonato Carioca no dia seguinte, a entidade preferiu utilizar os dois confrontos entre as equipes na fase de grupos da Libertadores como válidos também pela Supercopa do Brasil.
No dia 14 de março de 1990, ocorreu a primeira partida entre Grêmio e Vasco, no Estádio Olímpico monumental. O evento foi marcado por uma série de acontecimentos um tanto inusitados. Na véspera do jogo, o Banco Central decretou feriado bancário em todo o país, um dia antes da posse de Fernando Collor de Mello na Presidência da República. Com os bancos fechados, os 34.461 torcedores que compareceram ao estádio só puderam pagar seus ingressos com cheques. Dois dias depois, viria o temido confisco da poupança anunciado pela ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello.
Para piorar a situação, uma forte chuva caiu sobre Porto Alegre, e antes do início da partida, houve um apagão no estádio Olímpico que durou por mais de 30 minutos. Quando o jogo finalmente ocorreu, o Grêmio venceu por 2 a 0, com gols de Nilson e Darci.
Grêmio vence o título, mas fica sem a taça
A segunda partida ocorreu no dia 14 de abril do mesmo ano, em São Januário. Novamente com forte chuva. Por conta disso, apenas 3 mil torcedores estiveram presentes no estádio. Dentro de campo, Vasco e Grêmio empataram em 0 a 0. Com o resultado, o Grêmio sagrou-se o primeiro campeão da Supercopa do Brasil
Os jogadores comemorara muito após o jogo, contudo, faltou o detalhe mais importante: a taça.
O Grêmio garante que jamais recebeu a taça, enquanto a CBF, em nota oficial, afirmava estar realizando um levantamento histórico e documental sobre as edições de 1990 e 1991 da Supercopa do Brasil.
Siga o Grêmio News no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias e bastidores do Tricolor Gaúcho.