O maior ídolo da história do Grêmio, Renato Portaluppi deixou o comando do Grêmio no final de 2024, mas seu nome segue agitando os bastidores não apenas no Tricolor Gaúcho, mas também em outros mercados. O treinador continua sendo assunto recorrente, especialmente agora que está livre no mercado.

Após sair do Grêmio, Renato voltou a trabalhar apenas em abril de 2025, quando assumiu o Fluminense. No comando do Tricolor das Laranjeiras, o treinador levou seu time à semifinal da Copa do Mundo de Clubes em uma campanha histórica.

Cotado para assumnir o Grêmio em 2026, Renato vira alvo do Boca Juniors

A passagem pelo Fluminense foi uma verdadeira gangorra. Após a eliminação na Copa Sul-Americana, diante do Lanús, Renato surpreendeu ao anunciar sua demissão ainda durante a coletiva de imprensa pós-jogo.

Desde então, o técnico de 62 anos segue sem clube, analisando propostas e possibilidades. De acordo com informações divulgadas pelo portal El Espectador Deportes, o Boca Juniors cogita contratar o ídolo gremista para a temporada de 2026. Renato é bem avaliado pelo presidente do clube argentino, o ex-jogador Juan Román Riquelme, que vê no brasileiro um perfil ideal para liderar o elenco.

Em 2024 sob o comando de Renato, o Grêmio ficou apenas com uma vaga na Série A de 2025, e acabou eliminado nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, em uma temporada fortemente afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Já no Fluminense, Renato conseguiu melhores resultados, levando o time à semifinal do Mundial de Clubes, às quartas da Copa do Brasil e novamente às semifinais da Copa Sul-Americana, antes de decidir deixar o cargo.