O Grêmio já iniciou seu planejamento visando 2024. Mesmo com a atual temporada ainda em andamento, a direção tricolor tenta resolver as primeiras pendências do próximo ano, principalmente no que diz respeito a montagem do elenco e também da comissão técnica para a disputa da Copa Libertadores da América.

Por isso, os primeiros contatos com empresários e com alguns nomes importantes do time já começaram para tratar das renovações de contrato. Há cerca de 3 meses, o clube já efetivou a permanência do zagueiro Kannemann, que agora tem vínculo até dezembro de 2025, mas agora o foco está voltado para outros nomes.

Grêmio inicia conversas para renovações visando 2024

João Pedro em negociação avançada

O primeiro nome entre os jogadores que já tem negociação em andamento para renovação de contrato é o lateral-direito João Pedro. Uma das surpresas positivas e titular da posição, o jogador de 27 anos já discute os termos finais e deve garantir permanência em Porto Alegre até dezembro de 2025. A tendência é de que também receba uma valorização salarial.

João Pedro deve permanecer no Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
João Pedro deve permanecer no Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Contrato de risco para Luan

Outro nome que está em pauta é o do meia Luan. Pouco utilizado por Renato até o momento, o camisa 7 tricolor deve receber uma proposta inusitada após o fim do Campeonato Brasileiro: Um contrato de apenas 5 meses, ou seja, até o fim do Gauchão.

A ideia é avaliar se o jogador tem condições físicas e técnicas e gerar ritmo de jogo durante partidas de menor intensidade e contra adversários mais fracos.

Se a avaliação for positiva, Luan terá um vínculo maior e será parte do elenco da próxima temporada nas fases mais decisivas de outras competições, como a Libertadores, o Brasileirão e a Copa do Brasil, por exemplo.

Luan deve ser avaliado durante o Gauchão de 2024. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Luan deve ser avaliado durante o Gauchão de 2024. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Renato Portaluppi próximo de permanecer

Por último, mas não menos importante, está o técnico Renato Portaluppi. Entretanto, por todos os indícios que a direção já recebeu nos bastidores, a permanência do técnico não deve ser difícil de concretizar.

O ponto mais importante das conversas será apresentar a capacidade de investimento do clube para 2024, que terá um calendário mais robusto e com isso, aumento da exigência. Pelo menos 6 reforços devem desembarcar no CT Luiz Carvalho na próxima janela de transferências.

Renato deve ser outro nome confirmado para 2024. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Renato deve ser outro nome confirmado para 2024. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Outros nomes do grupo, como o zagueiro Geromel e os zagueiros Bruno Alves e Bruno Uvini, por exemplo, serão debatidos apenas após o Brasileirão. Existem diversos pontos nestas análises, como o quesito técnico e financeiro.

Ao todo, são 10 jogadores em fim de contrato com o Grêmio:

  • Bruno Uvini;
  • Bruno Alves;
  • Everton Galdino (emprestado pela Tombense);
  • André Henrique (emprestado pelo Hercílio Luz);
  • Pedro Geromel;
  • João Pedro;
  • Caíque;
  • Luan;
  • Gustavinho (emprestado pelo América-MG);
  • Juan Iturbe;