A acusação feita pelo técnico Renato Portaluppi sobre a expulsão do atacante Diego Costa, vai para os tribunais. A ANAF (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) enviou oficialmente uma denúncia ao STJD solicitando o banimento de Jailson Macedo Freitas.

Jailson teria sido o responsável por avisar ao 4º árbitro as ofensas de Diego Costa, que teve como consequência a sua expulsão. De acordo com o Grêmio, Jailson não exercia uma função que o desse a possibilidade de estar a beira do gramado e além disso, mesmo na súmula sendo confirmado como delegado da partida, não poderia interferir nas decisões da arbitragem.

A denúncia, que foi feita em um documento de 6 páginas, se baseia em na regra 7 do Livro de Regras, referente a "Pessoas extras no campo de jogo":

  • "O treinador e todos os outros inscritos na relação da equipe, à exceção dos jogadores e dos substitutos, são considerados membros da comissão técnica. Qualquer pessoa não inscrita na relação da equipe como jogador, substituto ou membro da comissão técnica será considerada um agente externo."

Outro ponto importante da denúncia apresentada é que Jailson não constava no quadro de arbitragem prévio ao jogo entre Bahia e Grêmio. Além disso, em sua escala no registro de árbitros da CBF, não constava a sua presença no duelo. Vale lembrar que, cerca de uma semana antes, Jailson já estava escalado como assessor do jogo entre Operário e Grêmio, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Veja abaixo todas as páginas do documento:

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4

Página 5

Página 6

A partir de agora, cabe ao STJD definir os próximos passos. Pela expulsão, o centroavante Diego Costa pode ser julgado, assim como o técnico Renato Portaluppi, que pode ser enquadrado como infrator para a "ética do jogo".

O próximo compromisso do Grêmio pelo Campeonato Brasileiro será diante do Criciúma, neste domingo (5), às 16h, na Arena, pela 5ª rodada da competição.