Antes da convocação dos atletas da Seleção Brasileira para a Copa América e os amistosos preparatórios contra México e Estados Unidos, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, fez um pronunciamento sobre a tragédia decorrente das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e sobre a possível paralisação do futebol brasileiro.

Apesar do pedido de André Fufuca, ministro do esporte, para que as competições nacionais sejam paralisadas, Ednaldo declarou que as decisões serão tomadas em conjunto e por conselho técnico entre os clubes de todas as divisões. "Muitos falam da paralisação do futebol brasileiro e todos são sensíveis a essa situação. Tudo o que chegar na CBF vai ser definido também por todo o conselho técnico de cada divisão", disse.

Na última terça-feira (7), a Confederação Brasileira de Futebol, assim como a Conmebol, anunciou o adiamento das partidas dos clubes gaúchos em suas competições. O calendário brasileiro tem previsão para retornar no dia 27 de maio. O compromisso do Grêmio pela Copa Libertadores da América, marcado para o dia 15, contra o Estudiantes, foi adiado.

O presidente também comentou sobre o cenário de calamidade pública e das severas consequências das enchentes para a população do Rio Grande do Sul. "A CBF reitera sua solidariedade ao povo Gaúcho, às seleções e todo o sistema do futebol. Os clubes da Série A, B, C, D, Federações, e todos os que estão no contexto do futebol, estão sim sentindo a perda, a dor, de todos que estão no Rio Grande do Sul. A CBF sempre vai estar sim à disposição de todos", finalizou.