A atual edição do Campeonato Brasileiro já tem uma parte de sua trajetória definida. 13 das 38 rodadas já foram completas e com isso, os 20 times da elite nacional possuem uma definição inicial de quais serão suas prioridades na tabela de classificação. E os resultados mostram um cenário um pouco diferente do projetado antes da bola rolar.

A começar pela liderança, assegurada e com muita folga pelo Botafogo. Com 36 pontos conquistados e 85% de aproveitamento, o time carioca vive excelente momento e hoje possui 10 pontos de vantagem em relação ao também surpreendente Grêmio, com 61% de aproveitamento.

Na parte de baixo da tabela, o drama é do Vasco, que tem apenas 2 vitórias e amarga a 18ª posição. Dentro deste cenário, os matemáticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), apontam que o Botafogo é o grande favorito a vencer a competição, com cerca de 72,7% de chance. Veja a lista:

Chances de título do Brasileirão 2023

  • Botafogo: 72,7%
  • Flamengo: 6,7%
  • Grêmio: 5,9%
  • Fluminense: 3,2%
  • RB Bragantino: 2,9%
  • Fortaleza: 1,9%
  • Palmeiras: 1,7%
  • São Paulo: 1,5%
  • Internacional: 1,1%

Vale lembrar também que, aliado ao momento dentro do Brasileirão, o Grêmio também é o time com melhor aproveitamento em 2023 entre os 20 times da série A. São 38 partidas no ano, com 24 vitórias, 9 empates e apenas 5 derrotas. Este desempenho configura 71% de aproveitamento.

Além disso, o time conseguiu os títulos da Recopa Gaúcha e do Campeonato Brasileiro.

Grêmio hoje é o 2º clube com maior probabilidade de vencer o Campeonato Brasileiro. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Grêmio hoje é o 2º clube com maior probabilidade de vencer o Campeonato Brasileiro. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Grêmio busca dividir foco entre Brasileirão e Copa do Brasil

Mesmo com o elenco ainda tendo carências, o técnico Renato Portaluppi quer manter o tricolor vivo nas 2 competições que disputa: Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O clube ainda busca reforços e além do atacante Iturbe, ainda faz tentativas por mais um atacante de lado e um centroavante para surprir as possíveis ausências de Luis Suárez.

Paralelo a isso, o clube ainda observa com atenção o assédio do mercado e as possíveis vendas. Atualmente, o jogador mais valorizado do plantel gremista é o meia Bitello, que já foi alvo de sondagens de pelo menos 7 clubes europeus. Seu preço mínimo é de 13 milhões de euros (R$68 milhões).