A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, na manhã desta terça-feira (19), o áudio referente à análise do VAR no lance de pênalti para o Grêmio no jogo contra o Corinthians pela partida atrasada da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Comissão de Arbitragem da entidade reconheceu que houve erro dos árbitros ao não darem pênalti para o Tricolor.

Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, analisou assim antes de mostrar a comunicação entre os árbitros de vídeo e de campo. "Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação".

CBF divulga áudio do VAR no jogo do Grêmio contra o Corinthians

O diálogo estabelecido entre o árbitro de campo, Wilton Pereira Sampaio, e a equipe do VAR, liderada por Emerson de Almeida Ferreira, foi totalmente divulgado pela CBF. Confira abaixo o diálogo completo:

Wilton Pereira Sampaio: Natural o lance para mim. Ele joga a bola direto no braço, que estava em posição natural. Não tem bloqueio.

VAR (Emerson de Almeida Ferreira): Põe na câmera 5, quero ver se vai pegar no pé desse jogador. Vai direto no braço.

VAR: Aguarde um pouco, Wilton, essa disputa com o jogador. Cabeça com cabeça. Volta de novo na mão lá. Vai. O jogador mesmo estando com a mão nessa posição, acho que está natural para a disputa da bola. E não está com a intenção de bloquear.

AVAR2 (Michel Patrick Costa Guimaraes): Você não acha muito aberto não, Emerson? Que a bola passaria se não bate nesse braço.

VAR: Está, mas para mim ele não está com intenção de bloquear. Ele está com intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço, não está indo com o braço em direção à bola. Wilton, pode jogar.