Dentre os diversos problemas que o técnico Mano Menezes ainda precisa corrigir no Grêmio, a criação de jogadas está entre as prioridades. Mais do que a criação de ferramentas coletivas para dar maior capacidade ofensiva para o time, a escolha de quem será o armador titular também é algo que está sendo alvo de muitos debates e análises internas. Neste momento da temporada, Cristaldo e Monsalve convivem com uma queda significativa de rendimento.
No caso de Cristaldo, o meia argentino conta com grande prestígio com Mano Menezes. Além de ser o escolhido como titular nestes primeiros jogos após a chegada da nova comissão técnica, o camisa 10 tricolor também recebeu a faixa de capitão, o que confirma o voto de confiança e a tentativa de dar maior protagonismo ao atleta.
Entretanto, os números apresentados pelo jogador nas últimas partidas revelam um péssimo momento técnico vivido pelo atleta tricolor.
Cristaldo não participa de gols do Grêmio há quase 3 meses
De acordo com estatísticas apresentadas pelo site "Sofascore", Cristaldo não possui participação direta em gols pelo Grêmio desde o dia 11 de fevereiro, na vitória de 5x0 sobre o Pelotas, em partida válida pela fase classificatória do Campeonato Gaúcho. Na ocasião, o camisa 10 deu bela assistência para um gol marcado por Pavón.
Com isso, Cristaldo está há 18 jogos (ou 86 dias) sem participar diretamente de gols marcados pelo time na temporada. Até aqui, Cristaldo conta com apenas 2 gols marcados e 1 assistência no ano.

O número é bastante inferior aos que Cristaldo apresentou nos anos de 2023 e 2024. No ano passado, por exemplo, o camisa 10 tricolor encerrou a temporada como artilheiro do time e teve 12 gols marcados.
Seu principal concorrente na posição, o colombiano Miguel Monsalve, soma números superiores e com menos minutagem dentro de campo: 3 gols marcados e 3 assistências. Ao todo, Monsalve atuou em 990 minutos no ano, enquanto Cristaldo já possui, somados, 1110 minutos.
Pelo baixo desempenho apresentado por ambos os jogadores, a direção do Grêmio cogita, na próxima janela de transferências, ir ao mercado em busca de mais um meia armador com status de titularidade. Entretanto, este cenário ainda não conta com grande força nos bastidores e depende da saída de Cristaldo ou Monsalve.
Cristaldo tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2026. O atleta já foi procurado pelo clube para tratar da ampliação do vínculo, mas as partes ainda não chegaram a um acordo pelas questões financeiras.
Em 22 de dezembro de 2022, Cristaldo foi comprado pelo Grêmio em uma operação que custou aproximadamente 4.5 milhões de dólares (R$ 24 milhões na cotação da época).
Siga o Grêmio News no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias e bastidores do Tricolor Gaúcho.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.