Novamente, o Grêmio esteve envolvido no lance mais polêmico da rodada do Campeonato Brasileiro. Na vitória de 1x0 sobre o Bahia, no último domingo (25), o pênalti sofrido por Braithwaite no 2º tempo foi determinante para o gol marcado pelo centroavante dinamarquês e gerou muita revolta por parte do time comandado por Rogério Ceni. O árbitro do jogo, Bruno Arleu de Araújo, manteve a decisão inicial, mesmo realizando a revisão no VAR.

E como acontece em todos os lances considerados duvidosos ou que geraram grande repercussão, a CBF disponibilizou o diálogo completo entre a arbitragem de campo e a equipe do VAR. Na cabine de vídeo, o profissional escalado foi Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira, de Minas Gerais.

Confira abaixo o diálogo completo.

CBF divulga áudio do VAR de pênalti sofrido por Braithwaite

A primeira marcação, que é a de pênalti, é fundamentada pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo com a seguinte argumentação:

"A mão do Marcos Felipe (goleiro do Bahia), pega no pé do Braithwaite. Na hora que eu vejo, eu vejo o Marcos botando a mão no pé do Braithwaite." diz o árbitro de campo aos atletas e na primeira comunicação com a equipe de VAR.

Entretanto, o árbitro de vídeo recomenda a revisão alegando que a mão de Marcos Felipe no lance está abaixo do pé de Braithwaite. Com isso, foi sugerido que o árbitro de campo analisasse o lance para definir se a disputa do goleiro do Bahia foi imprudente ou se o contato entre os atletas era algo normal do jogo.

Ao chegar na cabine do VAR, Bruno Arleu destaca a imprudência do goleiro do Bahia:

"O Marcos Felipe sai na jogada e o cotovelo dele pega no pé do Braithwaite. Apesar dele tentar se recolher, ele pega de forma imprudente, tanto o corpo quanto o cotovelo dele. Tiro penal sem cartão." definiu Bruno.

Tomada esta decisão, o árbitro de campo solicita para a equipe de vídeo que resgatasse a disputa de bola anterior, entre o meia Everton Ribeiro e o zagueiro Kannemann. No campo, a decisão foi de não marcar a falta e após conferir novamente as imagens, o veredito foi mantido:

"O Everton dá o drible, e o Kannemann coloca o corpo e tira, e o Everton já vem caindo." diz o árbitro de campo.

Confira abaixo o diálogo completo:

Com o resultado, o Grêmio obteve sua 3ª vitória na competição e com isso, se afastou da zona de rebaixamento. Curiosamente, todas as vitórias do tricolor gaúcho no Brasileirão aconteceram dentro de casa e pode marcar uma recuperação do time comandado por Mano Menezes na temporada.