O Brasileirão 2025 está chegando em sua reta final e o Grêmio se foca total na competição pra tentar uma vaga na Sul-Americana e quem sabe, na Libertadores 2026. Entretanto, o Tricolor Gaúcho poderá perder dois titulares para essa parte final da temporada.

Isso porque, o atacante Carlos Vinicius e o volante Dodi, serão julgados após a denúncia do STJD por conta da expulsão de ambos na partida contra o Atlético-MG, em agosto.

Jogadores do Grêmio serão julgados

O fato causa estranheza, visto que, o fato ocorreu em agosto em lances considerados normais e quase três meses depois, na reta final da competição, os atletas serão julgados no próximo dia 10 de novembro, segunda-feira.

Carlos Vinicius e Dodi foram denunciados no art. 250 do CBJD, que prevê punição de 1 a 3 jogos. Contudo, a tendência é que não peguem mais do que 1 jogo, que já foi cumprido na partida contra o Ceará, na Arena.

Confira abaixo o que diz o art. 250 do CBJD:

Art. 250. Praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente:

Pena:

  • suspensão de uma a três partidas, se praticado por atleta;

  • suspensão de quinze a quarenta e cinco dias, se praticado por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código.

  • § 1º Se a infração for de natureza grave, a pena pode ser aumentada até o dobro.

§ 2º Considera-se ato desleal ou hostil toda conduta que atente contra a disciplina ou o espírito esportivo, sem que se caracterize agressão física ou tentativa de agressão.

§ 3º Na aplicação da pena, a Justiça Desportiva levará em conta a intensidade da conduta, as circunstâncias e os antecedentes do infrator.

Resumo prático:

  • Base legal: Artigo 250 do CBJD.

  • Tipo de infração: Ato desleal ou hostil (empurrões, provocações, condutas antidesportivas).

  • Punição prevista: Suspensão de 1 a 3 partidas (para atletas).

  • Agravante: Pode dobrar se for considerada de natureza grave.

Os dois atletas estarão em campo na noite desta quarta-feira (05), quando o Grêmio recebe o Cruzeiro, pela 32ª rodada do Brasileirão.