O Grêmio já tem o caminho definido para a temporada de 2026. O clube disputará quatro competições ao longo do ano, o Campeonato Gaúcho, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. A CBF divulgou a tabela básica da Série A, enquanto as datas das copas nacionais e continentais também já estão confirmadas.
O calendário será impactado no meio do ano pela Copa do Mundo, que será disputada no México, Estados Unidos e Canadá. Por conta do torneio, o Brasileirão será interrompido entre os dias 1º de junho e 19 de julho, período em que os clubes entram em recesso e depois realizam uma intertemporada.
As competições e o calendário do Grêmio em 2026
Gauchão abre a temporada
O Campeonato Gaúcho será a primeira competição do Grêmio em 2026. O estadual começa no dia 10 de janeiro e termina em 8 de março. A fórmula prevê seis rodadas na fase de grupos, quartas de final em jogo único, semifinais em partidas de ida e volta e decisão também em dois jogos.
Brasileirão com pausa no meio do ano
O Campeonato Brasileiro terá início em 28 de janeiro e seguirá até 2 de dezembro. Ao todo, serão 38 rodadas, conforme o formato tradicional da Série A. A principal particularidade será a pausa para a Copa do Mundo, que vai interromper a competição por cerca de sete semanas.
Grêmio entra mais tarde na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Tricolor Gaúcho começa sua trajetória a partir da quinta fase, assim como os demais clubes da Série A. Os confrontos dessa etapa estão previstos para os dias 22 de abril (ida) e 13 de maio (volta). As oitavas de final acontecem em agosto, enquanto a final será disputada em jogo único, no dia 6 de dezembro, em formato inédito.
Sul-Americana terá calendário cheio
Na Copa Sul-Americana, o Grêmio inicia na fase de grupos, com seis rodadas entre 8 de abril e 27 de maio. Após a pausa para a Copa do Mundo, a competição retorna com os playoffs, em julho. A grande final está marcada para o dia 21 de novembro.
Datas Fifa e recesso
Além das competições, o calendário de 2026 terá três períodos de Data Fifa: em março, setembro e novembro. A partir de 1º de junho, os clubes entram em recesso, que se estende até o início da intertemporada, em 1º de julho. A retomada oficial acontece após o encerramento da Copa do Mundo, em 19 de julho.
Com o cronograma definido, o Grêmio agora foca no planejamento do elenco e na preparação para encarar uma temporada longa, exigente e com decisões em todas as frentes.
Siga o Grêmio News no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias e bastidores do Tricolor Gaúcho.