Colocado oficialmente no mercado pelo Grêmio, o meia Franco Cristaldo pode estar próximo de um retorno ao futebol argentino em 2026. O Racing, de Avellaneda, acompanha a situação do jogador, mas neste momento trata o gremista como uma alternativa dentro do seu planejamento. O clube argentino tem outro nome como prioridade e avalia as opções antes de avançar por Cristaldo.
A diretoria do Racing busca um meia-armador com perfil mais clássico. O alvo principal é Matko Miljevic, de 24 anos, destaque do Huracán. Revelado pelo Argentinos Juniors, o jogador é considerado a primeira opção pelos dirigentes do Racing.
Meia do Grêmio aparece como plano B
Diante desse cenário, Cristaldo surge como plano alternativo. Aos 29 anos, o meia entra no último ano de contrato com o Grêmio, fator que facilita uma possível negociação. Mesmo com a chegada do técnico Luís Castro e a expectativa de mudanças no modelo de jogo, a avaliação interna é de que o jogador pode ser liberado.
A direção gremista entende que o momento é oportuno para tentar recuperar parte do investimento feito em 2023, quando desembolsou cerca de US$ 4 milhões para contratá-lo junto ao Huracán. A eventual saída também ajudaria na reorganização do elenco e no equilíbrio financeiro para a próxima temporada.
Desempenho e futuro indefinido
Durante sua passagem por Porto Alegre, Cristaldo disputou 160 partidas com a camisa do Grêmio, somando 27 gols e 21 assistências. Os números gerais são consistentes, mas o rendimento apresentado ao longo de 2025 ficou abaixo do esperado, o que pesou para que o atleta passasse a ser tratado como negociável no planejamento para 2026.
O avanço das conversas dependerá, principalmente, do desfecho da negociação do Racing com Miljevic. Caso o clube argentino não consiga fechar com seu principal alvo, Cristaldo pode ganhar força e se tornar uma opção imediata no mercado sul-americano.
Siga o Grêmio News no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias e bastidores do Tricolor Gaúcho.


