O Grêmio conquistou um resultado favorável nos bastidores após decisão da FIFA. A entidade máxima do futebol rejeitou a denúncia apresentada pelo Akhmat Grozny, da Rússia, envolvendo a contratação do volante Camilo. Apesar da vitória inicial, o caso ainda pode ter desdobramentos, já que existe a possibilidade de recurso.

O clube russo alegava que o Tricolor Gaúcho teria aliciado o jogador, que posteriormente rescindiu o contrato de forma unilateral. Na defesa, o departamento jurídico gremista sustentou que a negociação seguiu as normas da própria FIFA, que permitem a suspensão de contratos em razão do conflito armado entre Rússia e Ucrânia. O argumento foi aceito pela entidade.

Possibilidade de recurso não preocupa o Grêmio

De acordo com apuração do do portal GZH, o Akhmat Grozny solicitou acesso aos fundamentos da decisão. Após a análise, os russos podem levar o caso ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça. Mesmo assim, internamente, o Grêmio trabalha com confiança na manutenção do veredito favorável.

Camilo chegou ao clube sem custos em fevereiro de 2025 e assinou contrato válido por dois anos. Fora dos planos da atual diretoria para a temporada, o volante foi emprestado à Chapecoense até o fim de 2026 e já esteve presente na estreia do time catarinense no Campeonato Estadual.

Além de Camilo, o Grêmio se desfez de outros jogadores do elenco para atingir seu objetivo ,que é de enxugar o número de atletas e ao mesmo tempo, abrir espaço para novos reforços que devem chegar para Luís Castro.