Após finalizar o processo de contratações para a temporada de 2023, agora, a direção do Grêmio foca em diminuir o número de jogadores no plantel para reduzir o valor da folha de pagamento e chegar à meta de 10 milhões por mês.

Formado nas categorias de base do Tricolor Gaúcho, onde estava desde 2012, o volante Gazão acertou sua transferência ao Avaí. O jogador de 21 anos chega ao clube catarinense por empréstimo até o final do ano. O pagamento dos vencimentos do atleta será dividido de forma igualitária entre ambos os clubes.

Como o vínculo do volante com o Grêmio também se encerra em dezembro de 2023, o time gaúcho terá direito a uma porcentagem estipulada em contrato, após o término do contrato de empréstimo.

Em decorrência da "vitrine de mercado" que o Avaí proporcionará, o clube catarinense também permanecerá com uma porcentagem do atleta, caso Gazão não fique no Leão em 2024.

Representado pela RG Sports, empresa que também cuida da carreira do atacante Nathan Fernandes, considerado a principal joia da base gremista, Gabriel Henrique Lima Santos, mais conhecido simplesmente como Gazão, ganhou visibilidade e notoriedade na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020.

Após compor o banco de reservas nas primeiras partidas do Grêmio na competição, Gazão começou a ganhar pontos com a comissão técnica, capitaneada na época por César Lopes, chegando ao ponto de se tornar titular incontestável da equipe.
A multa rescisória do volante para o mercado interno está fixada em R$ 16.250.000,00 milhões, enquanto para o mercado do exterior equivale a 40 milhões de euros.