O período de especulações e negociações no futebol brasileiro se intensificou depois do encerramento do Brasileirão de 2023. Com a classificação para a Copa Libertadores, a direção do Grêmio buscou informações e abriu conversas com Lautaro Díaz, atacante do Independiente del Valle.

De acordo com Eduardo Deconto, do site Trivela, o jogador argentino de 25 anos tem o desejo de atuar no Brasil e o Tricolor Gaúcho é o clube que mais avançou para tentar a sua contratação. São Paulo e Corinthians também estão interessados no atleta.

O repórter divulgou que Díaz assinou contrato com a OTB Sports, empresa que gerencia a carreira de atletas no país. Com prestígio no Equador, o atacante tem vínculo com o Del Valle até final de 2026 e uma multa rescisória estipulada em cerca de US$ 5 milhões (R$ 24,5 milhões).

Na temporada atual, Lautaro marcou oito gols e teve uma assistência em 34 jogos disputados. O jogador argentino foi carrasco do Corinthians, na vitória do Del Valle por 2 a 1 na fase de grupos da última edição da Copa Libertadores, na Neo Química Arena.

Em 2022, na final da Copa Sul-Americana, o São Paulo foi a primeira vítima brasileira do atacante. Na decisão em Córdoba, na Argentina, o atacante marcou um gol e deu uma assistência na vitória por 2 a 0.

Ataque do Grêmio

Com a saída do craque Luis Suárez e a iminente transferência de Ferreirinha, o Grêmio está atrás de jogadores que possam integrar o sistema ofensivo para 2024. Além de Lautaro Díaz, os nomes de Rogelio Funes Mori e Gelson Martins foram ligados ao time gremista.