O Grêmio vai para o Beira-Rio no próximo domingo com um objetivo de medir forças. Ainda em fase de construção nesta temporada, o Tricolor Gaúcho terá no GreNal o primeiro confronto realmente pesado de 2026. A partida chega em um momento importante, logo depois da vitória sobre o Guarany.
A sequência inicial no estadual teve sinais positivos, mas também oscilações. E é justamente por isso que o clássico ganha um peso especial. Mais do que pontuar, o Grêmio busca entender até onde já consegue competir contra um rival direto, fora de casa, em um cenário de pressão e exigência máxima.
Luís Castro evita falar em GreNal e foca no que aconteceu em Bagé
Depois do jogo no Estádio Estrela D’Alva, em Bagé, o técnico Luís Castro preferiu não antecipar o debate sobre o clássico. Ainda no gramado, ele evitou responder sobre o GreNal em todas as tentativas da reportagem de puxar o assunto.
E manteve o foco total no desempenho apresentado contra o Guarany, destacando o domínio do Grêmio durante os 90 minutos e a dificuldade de enfrentar um adversário fechado.
''A dinâmica que apresentamos hoje, com a rodagem de jogadores, não tem a ver com o clássico. Iremos falar dele adequadamente. Hoje falaremos do jogo, que dominamos completamente. parabéns aos jogadores em uma partida muito difícil, contra um adversário fechado. Somar os três pontos era o mais importante'', disse o treinador.
Vitória influencia o time? Luís Castro admite que tudo entra no radar
Mesmo com a postura cautelosa, é natural que a torcida queira saber o que muda para o GreNal após a vitória no Gauchão. A resposta do treinador indica que tudo será avaliado com calma, dentro do que a comissão técnica vem observando desde o início do trabalho.
Luís Castro foi questionado sobre a possibilidade de mudanças no time titular e deixou claro que o jogo mexe, sim, com as decisões futuras, mesmo que nada esteja definido.
''Tudo influencia o futuro. Claro que o jogo de hoje nos levam reflexões do time titular. Começamos a trabalhar no dia 2. Olhamos tudo o que acontece no treino e nos jogos. O treinador percorre caminhos para cometer o mínimo possível de injustiças. Mesmo analisando de forma profunda, não tomamos as melhores decisões. As oportunidades estão sendo dadas a todos. E a grande oportunidade é dada nos treinos. E isso é igual para todos'', afirmou.
Na prática, o técnico reforça que o Gre-Nal não será definido apenas por um resultado, mas por um conjunto de fatores. Treino, jogo, resposta física e leitura de desempenho entram na conta.
Peças que indicam um esboço de time para o clássico
Mesmo sem anunciar qualquer escalação, algumas movimentações apontam para um cenário provável. Quatro jogadores permaneceram em Porto Alegre: Cristaldo, Gustavo Martins, Arthur e Amuzu. A tendência é que eles estejam entre os titulares contra o Inter.
Além deles, outras peças também aparecem com status de "confirmadas" neste momento do elenco, seja pelo peso, pela expectativa ou pelo encaixe no que o time vem tentando construir.
Weverton, por exemplo, chega com perfil de titular. E nomes como Marcos Rocha, Marlon e Wagner Leonardo também dão sinais de que podem ter papel central no time para o GreNal.
A principal dúvida fica em torno do meio-campo. Tiaguinho pode ganhar sequência, mas existe a possibilidade de Luís Castro optar por alguém mais experiente em um jogo com pressão alta e poucos espaços.
Siga o Grêmio News no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias e bastidores do Tricolor Gaúcho.