No seleto grupo de maiores ídolos da história do Grêmio, o capitão do tricampeonato da Libertadores Pedro Geromel completou uma década defendendo as cores do Tricolor. A marca atingida em dezembro coloca o zagueiro na segunda posição dos jogadores mais longevos em atividade na Série A do Brasileirão.

O portal estatístico Sofascore, que reúne diversos dados sobre os clubes brasileiros, fez uma postagem revelando quais são os atletas em atividade que mais vestiram cada camisa dos times da primeira divisão. E Geromel aparece no ranking atrás apenas do goleiro corintiano Cássio, que foi formado na base do Imortal.

Considerando apenas as estreias de cada jogador, o zagueiro convocado para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, está prestes a completar 10 anos da primeira partida com a camisa do Grêmio. Geromel debutou no dia 22 de fevereiro de 2014, quando o Tricolor venceu o Novo Hamburgo por 3 a 0 em confronto válido pelo Campeonato Gaúcho.

Com 384 partidas pelo Grêmio e 14 gols marcados, o zagueiro teve um ano complicado em 2023, com apenas sete jogos disputados. Na pré-temporada, ainda em janeiro, sofreu uma lesão no joelho esquerdo e a recuperação foi mais demorada que o esperado, e a estreia aconteceu apenas em agosto.

Aos 38 anos, Geromel assinou novo vínculo até a metade do ano e pode completar 400 partidas no clube. No período de Arena, conquistou os títulos da Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana, seis Gauchões e quatro Recopas Gaúchas.