O Departamento Médico é uma pauta muito presente no ambiente do Grêmio nos primeiros meses de 2024. Com número 3 vezes maior de lesões em comparação ao início de 2023, o elenco comandado pelo técnico Renato Portaluppi sofreu em determinados momentos com falta de opções, o que ocasionou leve queda de desempenho.

Dentre os lesionados está o meia Soteldo. Diagnosticado em 1º de fevereiro com uma lesão de grau 3 no músculo adutor da coxa direita, o meia venezuelano teve estimativa inicial de tempo de recuperação em cerca de 70 dias, o que faria o atleta perder toda a sequência do Campeonato Gaúcho.

Entretanto, a evolução de Soteldo está gerando expectativa no ambiente gremista para que o camisa 7 seja reforço do time em uma eventual final da competição. Mesmo assim, existe cautela para que o processo de retorno aos gramados não seja precipitado.

Soteldo pode retornar antes do prazo previsto no Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Soteldo pode retornar antes do prazo previsto no Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

É importante dizer que Soteldo ainda não realiza treinamentos com bola. Durante todo o tempo desde que foi liberado pelo DM, o atleta faz apenas corridas em torno do gramado e também circuitos leves físicos em separado do elenco.

A tendência é de que na próxima semana, Soteldo já possa realizar algumas atividades com bola. A partir disso e conforme os relatos do atleta sobre possíveis dores, o clube desenhará o cronograma para a retomada dos trabalhos técnicos com os demais jogadores.

Para acelerar o processo de recuperação de Soteldo e outros atletas, o clube conta com a utilização de câmaras hiperbáricas que foram entregues ao clube na última semana por parceria a uma empresa do ramo de produtos para saúde.

Também como medida para acelerar sua recuperação, Soteldo está realizando atividades em 2 e até mesmo em 3 turnos, no CT Luiz Carvalho e em sua casa. Caso o clube opte pela estimativa inicial, Soteldo fica à disposição para atuar apenas na estreia do Campeonato Brasileiro, agendada para o dia 14 de abril. O tricolor abre sua participação diante do Vasco, fora de casa.