Criticado pelos torcedores pela falta de gols em 2023, João Pedro Galvão, ou apenas JP Galvão, está sendo bancado pelo técnico Renato Portaluppi na ausência de Diego Costa. Com três gols marcados na temporada, o jogador ainda enfrenta desconfiança da torcida, no entanto, saiu de campo aplaudido contra o Cuiabá.

Contratado para ser uma boa alternativa para o astro Luis Suárez, o brasileiro naturalizado italiano desembarcou em Porto Alegre com a fama de ser um grande artilheiro. Pelo Cagliari, da Itália, onde se tornou ídolo da torcida, foram 269 partidas, 86 gols e 28 assistências. No entanto, pelo Fenerbahçe, clube que o contratou na metade de 2022 por indicação do então treinador Jorge Jesus, JP participou de 28 jogos e marcou apenas cinco gols.

De acordo com informações do jornalista turco Yağız Sabuncuoğlu, do Sports Digitale, o Tricolor aceitou arcar com a totalidade do salário do jogador. O atacante de 31 anos está emprestado ao Grêmio pelo Fenerbahçe até meados desta temporada. Na equipe turca, o atleta tinha vencimentos anuais que giravam em torno de 2,5 milhões de euros (R$ 13,4 milhões), ou seja, no Tricolor, JP Galvão recebe aproximadamente R$ 1,2 milhão mensais.

Em 33 partidas com a camisa do Tricolor Gaúcho, o atacante de 32 anos balançou as redes apenas três vezes, todas no Campeonato Gaúcho de 2024. Na pré-temporada do Imortal, o vice-presidente de futebol Antônio Brum afirmou que o clube tinha plena confiança que João Pedro entregaria bom futebol.