O técnico Mano Menezes terá um grande problema para escalar o Grêmio diante do Juventude, no próximo domingo (26), na Arena. O lateral-direito Marcos Rocha teve lesão detectada e desfalca o tricolor Gaúcho por até um mês. Com a ausência do jogador de 36 anos, as opções do treinador se tornaram ainda mais escassas.

Dos dois jogadores que podem atuar na lateral-direita diante do Juventude, apenas um deles é lateral de origem.

Os opções de Mano Menezes para a lateral-direita do Grêmio

No elenco do Grêmio, o único jogador de origem para a posição é João Lucas, contratado no início do ano após atuar emprestado pelo Santos ao Juventude em 2024. Apesar disso, o lateral ainda não conseguiu se firmar e vinha sendo pouco utilizado.

Contra o Bahia, no último domingo, Mano tomou outra decisão ao invés de utilizar João Lucas. Quando Marcos Rocha deixou o campo sentindo dores ainda no primeiro tempo, o treinador deslocou Noriega para a zaga, adiantou o volante Camilo e improvisou Gustavo Martins na lateral-direita.

Se Mano Menezes continuar com o mesm opensamento, a tendência é de que Gustavo Martins seja novamente o escolhido para iniciar entre os titulares. O retorno de Dodi e Arthur ao meio deve permitir que Noriega à defesa.

João Lucas soma 14 partidas em 2025, sendo apenas seis como titular, com um gol marcado. Com atuações omprometedoras e duas lesões sofridas na coxa esquerda, o jogador perdeu espaço no elenco gremista.

Já Gustavo Martins é considerado um jogador versátil. O zagueiro disputou 28 partidas no ano, sendo 20 como titular e 13 delas improvisado na lateral-direita. Mesmo atuando fora de posição, soma quatro gols e boas avaliações por parte da comissão técnica.

Outro desfalque muito importante na equipe do Grêmio é João Pedro, lateral que mais atuou na temporada, com 21 jogos (19 como titular). O jogador, contudo, foi diagnosticado com um quadro raro de trombose, o que o afastou dos gramados por tempo indeterminado.

Os diversos problemas na lateral-direita fizeram com que o Grêmio fosse atrás de Marcos Rocha, de 36 anos. Antes disso, o clube ainda contava com o jovem Igor Serrote, revelado na base, que vinha sendo preparado para assumir a posição, mas acabou vendido ao Al Jazeera, dos Emirados Árabes, em julho, após 14 jogos como profissional.

Com as lesões, Mano Menezes terá que encontrar soluções para resolver o problema na lateral-direita do time.