As próximas semanas serão decisivas para o Grêmio na disputa da atual edição do Campeonato Gaúcho. O Departamento de Futebol do clube espera anunciar pelo menos 4 reforços para o grupo comandado pelo técnico Renato Portaluppi e com isso, elevar o nível técnico do elenco.

Além disso, a prioridade máxima está estabelecida há muito tempo: A busca por um centroavante. Após a saída de Luis Suárez, esta é a grande necessidade identificada pelo clube para ter boa perspectiva de resultados, que busca opções no Brasil e no exterior. Uma destas opções foi Tiquinho Soares, do Botafogo.

Há cerca de 2 semanas, o Grêmio apresentou uma proposta oficial para tirar o camisa 9 do time carioca após os ótimos números na temporada passada. O valor seria de aproximadamente 4 milhões de euros (R$ 21,3 milhões na cotação atual), quantia semelhamente a oferta para a compra de Vincent Aboubakar, do Besiktas.

Botafogo recusou proposta do Grêmio por Tiquinho Soares

Após receber a proposta gremista e analisar internamente, o Botafogo decidiu não abrir negociações para a venda de seu centroavante. A avaliação é de que sua importância para a temporada é muito grande e uma reposição seria difícil de encontrar neste momento do mercado nacional e do exterior.

Tiquinho realizou 54 jogos em 2023, marcando 29 gols. Mesmo com a queda de desempenho do Botafogo no 2º turno do Campeonato Brasileiro, foi o vice-artilheiro da competição, com 17 gols e 4 assistências.

Com isso, o Grêmio trabalha por encontrar outras opções. O clube tem até o dia 16 de fevereiro para inscrever jogadores no Gauchão, e o prazo limite para atuar no 1º semestre é o dia 7 de março, quando fecha a janela de transferências do país.