Negócio concluído. O Grêmio chegou a um acordo e o volante Arthur, de 29 anos de idade, teve seu retorno concretizado ao tricolor nesta quinta-feira (21), após acordo alcançado com o jogador e também com a Juventus, clube no qual o jogador possui contrato em andamento.

Grêmio e Arthur tinham conversas em andamento desde março, mas pelo desejo do atleta e de seu staff por permanecer no futebol europeu, não havia perspectiva inicial de desfecho positivo. Entretanto, após uma nova rodada de conversas com a direção do Grêmio, o negócio enfim avançou.

Grêmio acerta contratação de Arthur, da Juventus

De acordo com informação divulgada primeiramente pelo jornalista Fabrizio Romano, especializado em transferências do futebol mundial, o acordo entre Grêmio e Juventus pela contratação de Arthur se deu no molde de empréstimo.

Com isso, o jogador será cedido ao Grêmio de forma gratuita até junho de 2026. Não haverá cláusula de opção de compra, ou seja, ao fim do empréstimo, os clubes terão de negociar um valor para que o tricolor compre o jogador.

Antes de acertar com o Grêmio, Arthur foi alvo do Bétis, da Espanha. Entretanto, o interesse não se concretizou em proposta e por isso, o retorno ao futebol brasileiro e ao clube que foi revelado se tornou uma opção mais interessante do que mercados alternativos, como o Catar, por exemplo, onde também foi alvo de especulações.

A possibilidade de rescisão de contrato, que era o desejo do jogador após aceitar a proposta do Grêmio, não se concretizou. Sendo assim, as partes chegaram a um acordo pelo molde de empréstimo.

O salário mensal de Arthur na Juventus é de aproximadamente 500 mil euros mensais (R$ 3,2 milhões) e com isso, uma quebra de contrato poderia ser muito custosa ao clube italiano, além da possibilidade de impactar em questões envolvendo o fair play financeiro.

Arthur é esperado em Porto Alegre nos próximos dias para ser oficialmente apresentado como novo reforço do Grêmio.