A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apresentou, na manhã desta quarta-feira (1), novidades do calendário do futebol brasileiro para os anos de 2026, 2027, 2028 e 2029. Através de apresentação do presidente da entidade, Samir Xaud, e o diretor de competições, Júlio Avelar, foram explicadas mudanças em todos os torneios administrados pela CBF.

E a competição que terá a maior quantidade de mudanças é a Copa do Brasil. Em quase todas as fases haverá modificação, seja na formatação das datas ou na quantidade de fases que estarão sob disputa. A projeção é de que, no ano que vem, 126 times entrem neste torneio.

Copa do Brasil tem novo formato em 2026

Primeiramente, vale lembrar que a Copa do Brasil terá uma maior quantidade de times participantes no ano que vem. Em 2025, o número foi de 92 e em 2026, a CBF anunciou que serão 126 equipes confirmadas ao longo do torneio.

Outra grande novidade envolve a entrada dos principais times do país. Até este ano, os clubes participantes da Libertadores ingressavam na 3ª fase, que era a fase anterior as oitavas de final. Agora, será concedido o privilégio para todos os 20 times do Brasileirão de entrarem no torneio somente na 5ª fase.

Além das novidades citadas acima, a partir do ano que vem a grande final acontecerá em jogo único, em campo neutro. Este jogo será o responsável por encerrar oficialmente a temporada do futebol brasileiro nos próximos anos. Em 2026, a decisão da Copa do Brasil acontecerá no dia 6 de dezembro.

Sendo assim, a Copa do Brasil terá o seguinte formato nos próximos anos:

  • 1ª fase: Jogo único (Abertura no dia 18 de fevereiro)
  • 2ª fase: Jogo único
  • 3ª fase: Jogo único
  • 4ª fase: Jogo único
  • 5ª fase: Jogos de ida e volta (entrada dos times do Brasileirão)
  • Oitavas de final: Jogos de ida e volta
  • Quartas de final: Jogos de ida e volta
  • Semifinal: Jogos de ida e volta
  • Final: Jogo único (6 de dezembro)

Levando em consideração os torneios gerenciados pela CBF, a Copa do Brasil será o segundo torneio mais longo do calendário. Somente o Brasileirão, que iniciará em janeiro a partir de 2026, terá duração maior.

Existe a expectativa também que um aumento nos valores de premiação da Copa do Brasil. Entretanto, o anúncio por parte da CBF sobre as novas premiações acontecerá apenas no ano que vem.